As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Salvador já registraram mais de 1,1 milhão de atendimentos só em 2024. Entre janeiro e outubro, foram 1.118.810 procedimentos e 696.578 atendimentos em visitas domiciliares, um serviço que tem ganhado destaque.
Entre os serviços mais procurados estão: ginecologia, com destaque para os procedimentos de colocação e retirada de DIU; a realização de curativos; as consultas para acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes; e o atendimento odontológico.
Leia mais:
Clínica oferece exames gratuitos para pessoas com gordura no fígado
Tradicional, sem álcool e artesanal: entenda o que faz cada bebida ter uma ‘onda’ diferente
Embalagens de cigarros terão novas mensagens de advertência; confira
O coordenador de Saúde Básica, Augusto Vidreira, destacou que a Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada do SUS, e as melhorias na rede tem tornado o acesso muito mais ágil e humanizado. "Nosso objetivo é garantir que todos os residentes de Salvador tenham acesso a uma saúde de qualidade, com atendimento rápido e pouca espera. Os resultados desses investimentos mostram que estamos no caminho certo, mas seguimos trabalhando para aprimorar cada vez mais”, afirmou.
Anderson Murtha, gerente da UBS Vila Matos, contou que o trabalho vai além das consultas de rotina. As visitas domiciliares são um reforço essencial, especialmente para pacientes idosos, acamados ou com dificuldade de se locomover.
“Muitas pessoas não sabem que existe essa possibilidade de atendimento domiciliar. As visitas, organizadas por meio de um cronograma e contato prévio, incluem troca de receitas, encaminhamentos ao Telessaúde e Cras, além da avaliação de curativos. O impacto é muito positivo e evita a sobrecarga das Upas e hospitais”, explicou.