As embalagens de cigarros e outros produtos derivados do tabaco terão novas imagens de advertência. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (30), as normas que estabelecem novas advertências sanitárias e mensagens para esses produtos.
Leia mais:
Radialista relata acidente da mãe e diz que Samu negou atendimento
Dia de Finados: confira o que funciona e a programação do feriado
Confira o esquema especial dos buzus no feriado deste sábado em SSA
O prazo para as empresas atualizarem as mensagens sanitárias será de um ano. A partir de 2 de novembro de 2025, elas se tornarão obrigatórias. De acordo com a Anvisa, as alterações têm como objetivo "promover a conscientização e alertar para os malefícios causados pelo uso de produtos fumígenos derivados do tabaco".
As mensagens, que ocuparão a parte posterior das embalagens, deverão ser trocadas a cada cinco meses. Ainda conforme a agência, as alterações são necessárias "a fim de garantir a manutenção da eficácia de comunicar ao público os principais danos à saúde causados pelo consumo dos derivados do tabaco e as principais substâncias (causadoras desses danos) que estão contidas nesses produtos".
A utilização de imagens de advertência nas embalagens de produtos derivados do tabaco está em vigor no Brasil desde 2001. Aqui, o consumo do tabaco e a exposição passiva ainda são responsáveis por 156 mil mortes por ano.
Confira as imagens: