
Com a chegada do verão em Salvador, a população soteropolitana prepara mudanças na rotina para encarar o calorão que toma conta do cotidiano. As temperaturas, que giram em torno de 30°C ou mais, exigem alguns cuidados para evitar desidratação, insolação e até exaustão térmica.
Leia Também:
Diante do famoso 'sol pra cada cabeça', o MASSA! separou cinco dicas práticas para o baiano 'pegar a visão' e atravessar os dias de calor intenso com mais conforto. Além disso, as dicas ajudam a reduzir problemas relacionados à pele e a hidratação, comuns no verão.
1. Beber muita água
Nada melhor para combater a desidratação do que beber muita água e manter o corpo sempre refrescado. Além disso, também é recomendado evitar bebidas alcoólicas, com cafeína e com muito açúcar.
2. Tomar banho com água fria
Com o calor excessivo, o ideal para afastar a quentura e o mormaço é tomar aquele banho gelado. Se preferir, um mergulho na piscina e/ou nas águas da praia também são ideais.
3. Evitar ficar no sol em horários mais quentes
Mesmo que a praia, a prática de esportes ou outras atividades ao ar livre sejam atrativas, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes é uma forma eficiente de aliviar o impacto do calor.
4. Usar roupas leves
Ninguém gosta de andar abafado. Neste caso, a melhor opção é apostar em roupas com materiais considerados leves e que circulam melhor o vento, como algodão, linho e seda.
5. Ventilador = amigo
Usar ventilador em momentos quentes é uma prática conhecida por muitos, mas pouca gente conhece um truque de física para evitar a circulação do vento quente em casa.
Se a janela fica recebe muito sol e vento quente durante o dia, basta virar o ventilador para a lacuna que ele jogará o ar quente para fora, criando um ambiente mais fresco.
