A campanha de vacinação contra influenza será iniciada, em Salvador, nesta sexta-feira (8), pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A vacina será disponibilizada para todos os públicos elegíveis de uma só vez, dessa forma, não terá escalonamento. No total, 50 unidades de saúde de referência vão ofertar as doses.
Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, vai realizar a abertura da estratégia nesta sexta (8), às 07h30, na USF Imbuí. A vacinação contemplará todos os públicos elegíveis de uma só vez com o objetivo de facilitar o acesso ao imunizante, garantindo a proteção da população de forma mais célere.
Leia Também:
Vacina contra gripe chega à Bahia; saiba quem pode ser vacinado
Ministra da Saúde garante Bahia líder do ranking de cirurgias eletivas
Nísia Trindade emite alerta sobre casos de dengue na Bahia
Além disso, a antecipação ao acesso da vacina ocorre para reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, assim como no auxílio para desafogar as unidades de urgência do município.
“A vacinação é a principal medida preventiva contra a gripe, que apresenta maior incidência nos meses de junho e julho, considerados mais frios. Por esse motivo é importante a imunização agora para que as pessoas com maior vulnerabilidade estejam protegidas”, ressaltou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.
Veja os grupos convocados para receberem apenas a vacina contra a gripe:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da saúde; Gestantes; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Veja a lista das unidades de saúde com a vacina contra a gripe:
ITAPUÃ – das 8h às 17h
USF Itapuã; USF Nova Esperança; UBS São Cristóvão; UBS Orlando Imbassahy; USF Eduardo Mamede
SUBÚRBIO FERROVIÁRIO – das 8h às 17h
USF Itacaranha; UBS Bariri; Usf Alto Do Cruzeiro; USF Vila Fraternidade; USF Fazenda Coutos III; USF Bate Coração; USF Alto De Coutos I; USF Ilha De Maré; USF Ilha De Paramaná; Usf Ilha De Bom Jesus;
CABULA-BEIRU – das 8h às 17h
UBS Edson Teixeira; USF Cristovão Ferreira – Saramandaia; Ubs Rodrigo Argolo; Usf Mata Escura; Ubs Eunisio Coelho Teixeira;
PONTO FIXO: SHOPPING BELA VISTA (das 9h às 16h)
BARRA/RIO VERMELHO – das 8h às 17h
USF Menino Joel; USF Federação;
DRIVE: 5º Centro De Saúde
LIBERDADE – das 8h às 17h
USF Iapi; USF Santa Mônica; UBS São Judas Tadeu
SÃO CAETANO/VALERIA – das 8h às 17h
UBS Marecchal Doron; UBS Pericles Laranjeiras; USF Capelinha; USF Boa Vista Do Lobato; UBS Frei Benjamim.
BOCA DO RIO – das 8h às 17h
USF Zulmira Barros; USF Imbui; USF Curralinho
PAU DA LIMA – das 8h às 17h
UBS Vale Dos Lagos; UBS Pires Da Veiga; UBS Castelo Branco; USF Vila Canária; USF Vila Nova De Pituaçu.
BROTAS – das 8h às 17h
UBS Prof Mario Andrea; UBS Major Cosme De Farias; USF Santa Luzia;
CAJAZEIRAS – das 8h às 17h
USF Cajazeiras V; USF Jardim Das Mangabeiras; USF Boca Da Mata; USF Yolanda Pires
ITAPAGIPE – das 8h às 17h
UBS Virgilio De Carvalho; USF São José De Baixo
CENTRO-HISTÓRICO – das 8h às 17h
UBS Ramiro De Azevedo; Multicentro Carlos Gomes