
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, descartou a possibilidade de pandemia por Mpox, no Brasil, neste momento. A declaração foi dada em entrevista à CNN, nesta quarta-feira (21). Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência de saúde global por conta da doença, no dia 14 agosto, surgiram questionamentos se a enfermidade teria a mesma gravidade que a covid-19.
“Trata-se de alerta e é muito importante frisar isso, mas não de uma situação que devemos ter alarme, no sentido de uma pandemia”, esclareceu a ministra.
A ministra ainda afirmou que um plano para implementação de um centro de emergência para viajantes está na fase de elaboração. O projeto é uma ação do próprio Ministério da Saúde em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia mais:
OMS se posiciona sobre lockdown por causa de mpox
Sem paz! Governo canadense alerta para novo vírus e possível pandemia
Estudo aponta que que nova variante do HIV circula na Bahia
A médica frisou que cabe à agência o papel de vigilância, e que nesse momento a comunicação em portos e aeroportos tem sido focada na conscientização dos sintomas da Mpox.
Nisia também contou que Brasil já iniciou o desenvolvimento de uma vacina para Mpox. Além disso, a pasta considera fundamental a formação de uma “biblioteca de vacinas”. Neste momento, porém, ela alertou que “não há recomendação de vacinação em massa”.