
O Carnaval, uma das festas mais aguardadas no Brasil, já está com o pé na porta e enchendo os corações de baianos e turistas de ansiedade. Apesar de todos os bons sentimentos que essa festa traz, a maratona de blocos, desfiles e festas também pode trazer consequências negativas para a saúde, principalmente no que diz respeito à privação de sono.
Em tempos de blocos de rua, festas até o amanhecer e altas doses de diversão, o descanso pode parecer um luxo impossível - e longe de estar entre as prioridades. Mas, para quem deseja aproveitar o Carnaval de maneira plena, sem cair na armadilha da fadiga e da exaustão, entender os efeitos da privação de sono é fundamental.
Leia Também:
A médica certificada em Medicina do Estilo de Vida, Dra. Ciça Bittencourt, explica como a qualidade do sono influencia o nosso corpo e mente, especialmente em períodos de atividades intensas como o Carnaval.
“O sono não é apenas uma pausa, mas um período ativo de reparo do organismo. Esse processo de regulação permite que a mente esteja mais alerta, o corpo mais resistente e o humor menos reativo, o que contribui para uma experiência carnavalesca mais prazerosa e saudável”, afirma a especialista.
Energia carnavalesca
Para manter o pique na folia, é fundamental ter uma rotina de sono equilibrada, o que começa antes mesmo do Carnaval. Por isso, Ciça recomenda que se mantenha uma rotina de sono regular, com pelo menos 7 a 9 horas de descanso por noite.
Respeitar o ciclo de sono, com horários consistentes de dormir e acordar, inclusive aos finais de semana, é fundamental para não intensificar os impactos das noites mal dormidas.
Ciça Bittencourt

Outra informação importante é evitar estimulantes. “Compensar noites mal dormidas com café ou energéticos não é o ideal, mas se feito uso, o consumo não deve ser exagerado e deve ser, preferencialmente, pela manhã para não prejudicar o sono à noite”, orienta Dra. Ciça.
Dicas
As dicas para garantir essa energia são clichês, mas muito eficazes. Não tem como driblar o cansaço durante uma festa tão longa, mas manter o corpo bem alimentado e hidratado também é essencial para enfrentar os dias de folia.
A ingestão de água ao longo do dia e o consumo moderado de álcool são essenciais para não prejudicar o rendimento e o bem-estar físico e emocional. Além disso, evite pular refeições e também busque alimentos mais leves e nutritivos para não dar um "piriri".
Exercícios físicos antes e durante o carnaval também ajudarão a manter o físico bem. Para a mente, Dra. Ciça sugere buscar técnicas que ajudem a atingir o relaxamento.

Técnicas de relaxamento e mindfulness são excelentes aliadas para lidar com o cansaço e o estresse, e ajudam a manter o foco e a tranquilidade, mesmo nos momentos de agitação.
Ciça Bittencourt
Com cuidados simples, é possível aproveitar o Carnaval de forma saudável e sem prejudicar o corpo e a mente. O segredo está em encontrar o equilíbrio entre a diversão e o descanso, garantindo que a energia dure por toda a festa.