27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Combate - 04/02/2025, 07:00 - Silvânia Nascimento

Cuidado redobrado! Campanha fortalece na prevenção ao câncer em lábios

Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado nesta terça (4)

Doença pode afetar qualquer pessoa, em qualquer faixa etária
Doença pode afetar qualquer pessoa, em qualquer faixa etária |  Foto: Divulgação

Comemorado nesta terça-feira (4), o Dia Mundial de Combate ao Câncer foi idealizado para alertar a população a respeito dessa doença que pode afetar qualquer pessoa e independente da faixa etária. Como forma de conscientizar a sociedade sobre os riscos, prevenção, diagnóstico e tratamento, diferentes órgãos de saúde vão promover, ao longo do mês de fevereiro, ações voltadas para o público.

Leia mais:

Saiba relação entre o verão e o aumento do risco de infarto

Confira os cuidados com alimentação para curtir as festas populares

Em Salvador, o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) vai lançar, neste sábado (8), no Farol da Barra, uma campanha de orientações sobre a prevenção do câncer de lábios. A ideia é que a ação percorra diversas praias da capital baiana.

Em entrevista ao MASSA!, a dentista e coordenadora de fiscalização do CROBA, Naiadja Cerqueira, explicou o objetivo da campanha e a escolha pelo local para promover a atividade.

"A principal finalidade é aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer em lábio. Muito se ouve falar do câncer de boca, de forma geral, mas uma análise mais focada no câncer em lábio, pouco se ouve falar. Então acaba sendo negligenciado, principalmente por pessoas que trabalham expostas à radiação ultravioleta como trabalhadores de praia, agricultores, pescadores, marisqueiras. É um momento oportuno para abordarmos um assunto que é tão importante, uma vez que o câncer labial tem como principal fator de risco a exposição solar", disse.

Dentista Naiadja Cerqueira
Dentista Naiadja Cerqueira | Foto: Divulgação

Além da Barra, as praias de Piatã, Patamares, Itapuã, Flamengo, Corsário, Ribeira e São Tomé de Paripe também receberão a campanha.

"A pessoa vai ser abordada, vai passar por uma parte educativa sobre a importância do diagnóstico precoce, quais os fatores de riscos e como se prevenir. Depois, o trabalhador vai passar por um exame simples, não invasivo. Se for identificado algum sinal suspeito no exame, a pessoa vai ser encaminhada para realizar a biópsia em algum centro de especialidade odontológica do município”, completou Naiadja.

Dados da doença preocupam

A dentista também apresentou dados referentes ao câncer de boca que geram preocupação. "A gente tem dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca em que a estimativa mais recente, estima que de 2023 a 2025, a Bahia tenha cerca de 900 novos casos de câncer de boca a cada ano, ou seja, 900 em 2023, 900 em 2024 e 900 em 2025. E, desses casos da Bahia, 210 em Salvador, a cada ano desse. Isso também é dividido por gênero. Então, desses 900 casos na Bahia, estima-se que, em torno de 620, sejam em homens e 280 em mulheres. Então os homens são muito mais acometidos pelo câncer de boca do que as mulheres", indicou a profissional.

exclamção leia também