
Oficialmente ainda não é Carnaval, mas a cidade já está na avenida desde sábado (22). Agora só para na quarta de cinzas e, por isso, todo e qualquer folião tem que estar atento ao que vai comer e beber durante esse período se quiser aguentar o pique.
Leia Também:
A alimentação e a hidratação bem feitas são pontos que ajudam muito a manter a energia por tantos dias de uma festa que, apesar de muito massa, é super desgastante para o corpo.
Para ajudar você a entender como se comportar nesses dias quando o assunto for comida, o Portal MASSA!, com a ajuda da nutricionista Ariane Brasil, do Hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, elencou algumas dicas para passar bem por esses dias. Se ligue:
Antes do bloco: alimentos para dar energia
Para garantir disposição durante a folia, é recomendado consumir alimentos ricos em carboidratos complexos, como pão e arroz integral, batata-doce e aveia, que liberam energia de forma gradual, evitando picos de cansaço.
A nutricionista ressalta que as proteínas magras – frango, peixe, ovos e queijos – também são importantes, assim como as frutas. "As proteínas magras ajudam a manter a saciedade e a promover a regeneração muscular, já as frutas são boas fontes de hidratação", diz.

Já os alimentos gordurosos e ricos em açúcar, como frituras, pastéis, doces e bolos, devem ser evitados, pois podem causar desconforto gástrico e atrapalhar sua disposição.
Durante a festa: opte pela praticidade
Uma coisa é certa, folião: você vai suar! Além da temperatura alta em Salvador, a energia da festa vai te fazer perder líquidos e minerais pelo suor, o que pode causar cãibras e desidratação. Ou seja, beba água!
Você pode levar no bolso ou na doleira/pochete algum lanche prático, como mix de castanhas, frutas secas e barrinhas de cereal ou proteína, que são boas opções para manter a energia sem pesar no estômago.

A grande dica da nutri para o circuito, no entanto, é sobre aquilo que todo mundo quer fazer por lá: beber a gelada. Por isso, o ideal é evitar beber de estômago vazio, ingerir água antes e durante o consumo de álcool e evitar misturar tipos de bebidas.
O álcool pode afetar a hidratação, a energia e o desempenho físico, além de aumentar a sensação de cansaço e, no calor da festa, o impacto pode ser ainda mais forte.
Ariane Brasil
Depois a bagaceira: procure se recuperar!
Depois de horas pulando e dançando, o corpo precisa repor nutrientes. Uma alimentação balanceada, com carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis, ajuda a evitar o cansaço extremo.
Alimentos ricos em potássio, como banana e abacate, ajudam a equilibrar os níveis de sódio no organismo. Já os anti-inflamatórios naturais, como gengibre e cúrcuma, auxiliam na recuperação muscular.

A hidratação continua sendo fundamental no pós-folia, principalmente se você pretende repetir a dose no dia seguinte. Além de água e sucos naturais, alimentos com propriedades diuréticas, como pepino e salsinha, ajudam a eliminar toxinas e reduzem o inchaço.