24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

PRA ABRIR O OLHO - 02/12/2024, 06:56 - Silvânia Nascimento

Após casos envolvendo ataques, especialistas alertam para o risco da soda cáustica

Casos recentes de ataques aconteceram em Salvador e em Feira de Santana

Casos recentes de ataques com soda cáustica na Bahia chamam atenção
Casos recentes de ataques com soda cáustica na Bahia chamam atenção |  Foto: Reprodução/Agência Senado

Os recentes casos violentos registrados na Bahia envolvendo ataque com produtos químicos, em especial soda cáustica e cálcio, chamam atenção para o perigo que essas substâncias podem ocasionar à saúde.

Leia mais:

Mulher queima 'malaquias' do marido com soda cáustica e é presa

Moça que jogou soda cáustica em jovem por ciúme não se arrepende

Mulher invade unidade de saúde e ataca secretária com ácido em Lauro

Num intervalo de uma semana, duas pessoas foram agredidas com o uso desses produtos, em Salvador e Feira de Santana, sendo encaminhadas para hospitais.

O contato direto com esses agentes pode gerar males que variam desde danos à pele até aos nervos. Já para aqueles que usam desses produtos para ferir alguém propositadamente, as consequências vão para a esfera judicial. Embora a soda cáustica e o cálcio sejam vistos por parte da população como a mesma substância, a professora licenciada em química pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Andreza Soares, explica que há diferenças entre eles.

"A soda cáustica não tem relação com o cálcio. Esse nome é associado a base de sódio, por apresentar a característica de queimar, de reagir com tecidos orgânicos, os corroendo. Vindo a palavra cáustica do latim, que resumidamente , significa “queimar”. Ao contrário do que muita pensam, não só os ácidos têm esse poder de queimar, desidratando a pele, a ponto de a lesionar gravemente, mas também as bases fortes, como o hidróxido de sódio, que é uma base forte, que pode ocasionar uma queimadura por liquefação e acometer gravemente olhos, mucosas, tecidos do corpo”, explicou.

Professora Andreza Soares explica a diferença entre soda e cálcio
Professora Andreza Soares explica a diferença entre soda e cálcio | Foto: Divulgação/Augusto Pires

Tratando-se dos riscos à saúde, a médica dermatologista, Marilia Acioli, esclareceu sobre os principais danos. “A soda cáustica é uma substância extremamente corrosiva que provoca na pele o que chamamos de queimadura química. Ela vai causar destruição de tecido, vermelhidão, bolha. Ela pode, inclusive, quando em muita quantidade, aprofundar na pele. A consequência imediata disso, além de muita dor, é vermelhidão, bolha, e, a longo prazo, a formação de cicatriz ”, disse a especialista.

Médica dermatologista, Marilia Acioli, relatou os principais danos
Médica dermatologista, Marilia Acioli, relatou os principais danos | Foto: Divulgação/ Will Cruzin

Apesar dos riscos evidentes, ambos os produtos são de fácil acesso à população, mesmo sob fiscalização de órgãos, como é o caso do ácido clorídrico de nível analítico, que é fiscalizado pela Polícia Federal, mas facilmente encontrado no comércio.

Envolvidos podem parar na cadeia

Felizmente, em nenhum dos dois recentes casos ocorridos aqui na Bahia, as vítimas foram a óbito. No entanto, as pessoas envolvidas nos ataques foram conduzidas para delegacia. No caso registrado em Salvador, por exemplo, as duas suspeitas foram autuadas pela Polícia Civil e passaram pela audiência de custódia.

Porém, se em casos de ataques com soda cáustica, em especial, a vítima falecer, o suspeito poderá responder judicialmente. "A partir do momento que a pessoa sabe que é um produto corrosivo e, ainda assim, ela joga em alguém, isso passa a ser homicídio doloso com pena de reclusão que pode chegar a 20 anos. Não é culposo porque o culposo é quando não tem intenção de matar”, disse o advogado Bruno Moura.

Confira outros trechos da entrevista com a médica dermatologista

Quais os principais danos que a soda cáustica pode causar?

Médica: "Vale lembrar que essa lesão provocada pela soda cáustica, também vai se comportar como uma queimadura no sentido de abrir porta para microrganismos, para provocar infecção secundária, principalmente por bactéria, mas, também por vírus e por fungos, que é uma coisa que acontece com muita frequência na queimadura, por causa do calor, principalmente quando essa lesão é extensa, numa área muito grande da pele"

Caso esse produto químico tenha contato com a pele, gerando ferimentos, o que deve ser feito de imediato?

Médica: Lavar a área afetada com água abundante, de preferência água corrente, e passar muito tempo fazendo isso, pelo menos 15, 20 minutos, para remover totalmente esse produto e minimizar tanto a lesão na pele, quanto a absorção para tecidos profundos. Após isso, não passar absolutamente nada na pele e procurar um serviço médico de urgência ou emergência para que seja avaliada a extensão da lesão e para que sejam tomadas as medidas adequadas. Então lembrar que, assim como queimadura por calor, a gente contraindica fortemente o uso de substâncias, como borra de café, pasta de dente. Também não se pode aplicar gelo porque o gelo pode aumentar a extensão da lesão no tecido. Certo?.

Outra coisa super importante é, na medida do possível, retirar tanto roupa, quanto acessórios que possam estar na região. Então, por exemplo, se caiu soda cáustica na mão, então já retirar anéis, pulseiras, relógios. Isso porque, pela inflamação, a região tende a inchar e isso pode fazer com que aquele objeto não consiga mais ser retirado. Além disso, a soda cáustica pode entrar na região entre o objeto e a pele e dificultar a remoção do produto.

Quais sinais indicam que a pele foi afetada pelo produto? E qual a média de tempo para eles aparecerem?

Médica: O principal sintoma que vai indicar a queimadura química é a dor, o desconforto local, a ardência. Mas a pele tende a ficar vermelha, ela pode ter bolhas, pode inchar e pode ficar um tecido esbranquiçado, o que significa que aquele tecido foi destruído no local.

Existe o risco dos nervos também serem afetados?

Médica: Olha, existe o dano a todo o tecido do corpo, então assim, pele, gordura, músculo, nervo, todas as estruturas da pele, elas podem ser afetadas. E a grande questão do nervo é que a cicatrização do nervo é mais complicada. Então se esse nervo for afetado de uma maneira muito intensa, a pessoa pode perder, permanentemente, tanto a sensibilidade quanto a movimentação que aquele nervo, se for um nervo motor, que aquele ele fazia.

Bom destacar que existem, também, casos de envenenamento, onde a pessoa ingere, ou às vezes criança, ingere soda cáustica, e isso vai ocasionar uma queimadura importante da boca, da laringe, do isôfago, que pode levar a dificuldade respiratória, dor e uma destruição completa do isôfago.É um quadro muito, muito grave".

Lembrar que o esôfago é a condução da comida entre a boca e o nosso estômago. Então, a consequência dessa destruição completa seria a pessoa ficar dependente o resto da vida de um dispositivo que se chama gastrostomia, que é uma abertura que é feita na barriga diretamente no estômago, onde se injeta o alimento quando esse esôfago não pode mais receber o alimento.

exclamção leia também