25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Se ligue - 28/10/2025, 06:00 - Vitória Sacramento*

Universidade realiza mutirão de saúde com serviços gratuitos

Iniciativa acontece entre esta terça (28) e quinta-feira (30)

Hemóvel, unidade móvel da Fundação Hemoba
Hemóvel, unidade móvel da Fundação Hemoba |  Foto: ASCOM/HEMOBA

A Unijorge promove, entre esta terça (28) e quinta-feira (30), um mutirão de saúde aberto à população, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A iniciativa inclui doação de sangue, vacinação adulto e infantil, vacinação antirrábica para cães e gatos, além de testes rápidos e orientações de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Leia Também:

A ação integra a programação do Interculte, evento acadêmico da Unijorge, e envolve os cursos de Enfermagem, Psicologia e Medicina Veterinária, com o objetivo de aproximar estudantes e comunidade, fortalecendo o compromisso social da instituição com a promoção da saúde pública.

Nos dias 28 e 29 de outubro, o Hemóvel, unidade móvel da Fundação Hemoba, estará disponível no campus Paralela, das 8h às 17h, para receber doadores de sangue e realizar cadastros para o banco nacional de medula óssea.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento original com foto. Jovens de 16 e 17 anos podem participar com autorização e presença de um responsável legal. É importante estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos antes da doação.

De acordo com o Ministério da Saúde, cada doação pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é separado em diferentes componentes, como plaquetas, plasma e hemácias, atendendo a pacientes em cirurgias, tratamentos oncológicos e emergências hospitalares. Além disso, a Bahia enfrenta períodos de baixa nos estoques, o que torna campanhas como essa essenciais para manter o equilíbrio do sistema de saúde.

Vacina contra o HPV

Nos dias 29 e 30 de outubro, o Instituto de Saúde da Unijorge oferecerá uma ampla campanha de multivacinação para adultos e crianças. Serão disponibilizadas as vacinas contra Hepatite B, Tríplice Viral, Influenza, Febre Amarela (para jovens de até 19 anos).

A vacina contra o HPV, que normalmente é oferecida pelo SUS apenas para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos, estará disponível durante o mutirão para jovens de até 19 anos, o que representa uma oportunidade importante para quem perdeu o prazo da imunização gratuita. Fora das campanhas públicas, a vacina costuma ser aplicada apenas em clínicas particulares, com valor médio que varia de R$ 400 a R$ 600 por dose, e o esquema completo requer duas ou três doses, dependendo da idade e da condição de saúde da pessoa. Por isso, a ampliação temporária da faixa etária no mutirão facilita o acesso e incentiva a proteção contra o vírus, responsável por causar diferentes tipos de câncer e verrugas genitais.

O público infantil ainda contará com a presença do personagem Zé Gotinha, que vai animar as manhãs e incentivar a imunização das crianças. Também haverá vacinação antirrábica para cães e gatos, realizada pelo CCZ, reforçando a importância da saúde única, a integração entre o cuidado humano, animal e ambiental.

Além disso, os visitantes poderão realizar testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, com orientações sobre PrEP e PEP, medicamentos utilizados na prevenção da infecção pelo HIV.

O atendimento será por ordem de chegada, e é necessário apresentar o cartão SUS. A organização recomenda levar também RG e carteira de vacinação.

Para a professora assistente Flávia Lavínia, da coordenação de Enfermagem da Unijorge, ações como essa têm um papel fundamental na formação dos estudantes e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A participação em campanhas de vacinação e testagem rápida contribui para a formação prática e humanizada dos estudantes, ao integrar teoria e prática em contextos reais. Essas experiências fortalecem o aprendizado técnico e ético, estimulam a responsabilidade social e o compromisso com o SUS, além de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e empatia, essenciais para o cuidado humanizado”, destacou.

*Sob supervisão do editor Anderson Orrico

exclamção leia também