
Os usuários de iPhones mais antigos, com sistemas inferiores ao iOS 15.1, não poderão mais utilizar o Whatsapp a partir desta segunda-feira (5). O aplicativo de mensagens agora funciona apenas nas atualizações mais recentes do sistema.
Leia Também:
A informação foi confirmada pela própria plataforma, que já vinha avisando os usuários pela central de ajuda. Até o momento, a restrição vale apenas para os telefones da Apple, já que não foi notificado de que os aparelhos Android também sofreriam mudanças, permanecendo compatíveis com a versão 5.0 ou superior.
Como verificar e o que fazer
Para conferir qual o modelo do iOS do telefone, basta acessar o app "Ajustes" e, em seguida, procurar por "Atualização de Software" na parte geral. Por lá, é possível ver qual a última versão instalada.
As pessoas que ficaram na mão e desejam permanecer conectadas no 'Zap' devem transferir a conta para outro aparelho compatível ou, se disponível, fazer a atualização mais recente.
O motivo por trás da limitação
Essa medida é comum no meio tecnológico e ocorre pois os aplicativos estão sempre se atualizando, com o objetivo de corrigir alguns bugs ou trazer novidades, como o caso do Whatsapp.
No entanto, com o passar do tempo, alguns celulares antigos acabam ficando limitados às novas mudanças, deixando de suportar as novas versões em seus sistemas.
Segundo a empresa por trás do app de mensagens, o Android e o iOS mais antigos são constantemente revisados. A partir das pesquisas, é definido uma nova versão mínima para rodar a ferramenta.