25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Já era! - 10/11/2025, 20:01 - Da Redação

Justiça decreta falência de gigante empresa brasileira

Apesar da decisão, as operações da companhia continuarão temporariamente em funcionamento

Oi entrou com pedido de recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro
Oi entrou com pedido de recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro |  Foto: Reprodução

A Justiça do Rio de Janeiro decretou nesta segunda-feira (10) a falência da Oi, encerrando um dos processos de recuperação judicial mais longos já registrados no país. A decisão considerou inviável a continuidade do plano de reestruturação aprovado em abril de 2024. A medida também abrange as subsidiárias Portugal Telecom International Finance (PTIF) e Oi Brasil Holdings.

Leia Também:

Apesar da falência, as operações da companhia continuarão temporariamente em funcionamento. A gestão passa a ser integralmente controlada pela Preserva-Ação, administradora judicial nomeada pelo tribunal. A empresa substituirá a atuação compartilhada anteriormente com o escritório Wald e a consultoria K2.

Com a sentença, ficam suspensas todas as ações de cobrança e execuções movidas contra a Oi, incluindo tentativas de bloqueio ou venda de bens e ativos, como as operações de fibra óptica. O objetivo é preservar o patrimônio até a conclusão do processo.

O contexto

A Oi enfrenta crise financeira há quase uma década. Em 2016, entrou em recuperação judicial com uma dívida de R$ 65 bilhões. O processo se estendeu até o fim de 2022. Menos de um ano depois, a operadora voltou a pedir proteção judicial, desta vez com passivo superior a R$ 44 bilhões.

Mesmo após renegociações, venda de ativos e aprovação de um novo plano de financiamento, a empresa não conseguiu recuperar competitividade e estabilidade financeira, levando à decretação da falência.

exclamção leia também