30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

defendeu - 07/01/2025, 13:33 - Anderson Ramos | Portal A TARDE

Werner apoia decreto de Lula sobre uso de força e armas pela polícia

Titular da SSP destacou a importância do debate em torno do tema

Marcelo Werner, secretario de Segurança Pública
Marcelo Werner, secretario de Segurança Pública |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, defendeu, em coletiva na manhã desta terça-feira (7), o decreto publicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no final do ano passado, que disciplina o uso de força e armas pelas forças policiais.

Leia mais:

SSP registra queda de homicídios e roubos a bancos em 2024 na Bahia

Werner pede mudanças no sistema legislativo: "Afastar a impunidade"

“Marketing em cima da intervenção policial”, dispara Jerônimo sobre 'gestos' de facções

Questionado pelo Grupo A TARDE, durante o balanço da segurança na Bahia em 2024, o secretário afirmou que a medida apenas reforça o que já estava determinado em portaria do Ministério da Justiça.

“Não há inovação. Por conta disso, os governadores do Nordeste já afirmaram que é um decreto que revisita a boa prática da abordagem policial e a necessidade da doutrina, que já é adotada mundialmente, de uso progressivo, diferenciado da força a depender do caso concreto”, respondeu.

O titular da SSP preferiu não comentar as declarações dos governadores do Rio de Janeiro, Goiás e do Distrito Federal que consideram que a medida interfere na autonomia das forças de segurança estaduais. Ao invés disso, Werner destacou a importância do debate em torno do tema.

“O que é muito bom é a segurança pública estar sendo discutida. É um assunto que está em pauta, que deve ser cada vez mais trabalhado, que tem que ser meio de preocupação do Legislativo nacional, estaduais e dos Executivos. Lógico que divergências vão existir, é natural, faz parte do processo, mas a busca pelo melhor para a segurança pública do país é o caminho a ser seguido”, avaliou.

exclamção leia também