Com a chegada de 2025, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (7), que o ano passado na Bahia foi marcado por recordes na redução de crimes e mortes violentas, um menor número de roubos a bancos e uma marca na quantidade de fuzis apreendidos.
Leia mais:
Werner pede mudanças no sistema legislativo: "Afastar a impunidade"
“Marketing em cima da intervenção policial”, dispara Jerônimo sobre 'gestos' de facções
'BBB do crime' em Jequié sofreu baque da polícia, diz governador
De acordo com os dados divulgados no Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no CAB, em Salvador, a Polícia Civil registrou, pelo terceiro ano consecutivo, redução dos casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, representando redução de 8,7%.
Ao todo, foram contabilizadas 4440 ocorrências em 2024, contra 4863 em 2023. Este é o menor número registrado dos últimos 17 anos.
Confira:
Redução de roubos a bancos
Em relação ao número de roubos a bancos, em 2024 foram registradas apenas quatro ocorrências, contra 10 em 2023, representando uma redução de 60%. Este é o menor número registrado desde 2011, com uma redução de 98,6%.
Veja:
Recorde em fuzis e armas apreendias
A pasta divulgou que as forças de segurança bateram o recorde de apreensão de fuzis, com 86 armamentos capturados. Ao todo, 6.298 armas foram recolhidas em 2024.
"O nosso trabalho é diário, dinâmico e incansável. Sabemos dos desafios e atuamos pautados na integração das Forças Policiais e de Bombeiros, com o fortalecimento das ações de inteligência e investimento contínuo", disse o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.