
A prisão de quatro integrantes da Torcida Organizada Bamor - composta por torcedores do Esporte Clube Bahia - na manhã desta sexta-feira (31), se tornou mais um caso polêmico envolvendo o grupo. Ao menos sete ocorrências foram registradas durante este ano.
Leia Também:
Entre os episódios estão brigas entre torcidas organizadas rivais; confusão com a Polícia Militar, flagrante com armas, drogas e bombas caseiras; e a ação que motivou a deflagração da Operação Fair Play.
Em entrevista ao MASSA!, a titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), delegada Marcela Abreu, destacou que, nos últimos cinco meses, identificou uma grande incidência de ataques a turistas de outros times que desembarcam em Salvador.
“Até o momento, já identifiquei três casos em que turistas de outros times foram agredidos por torcidas organizadas, sempre de forma muito violenta. Até porque eles ficam totalmente vulneráveis, pelo número reduzido e por serem turistas”, contou.
Relembre os casos
➡️ Em janeiro, membros da Bamor se envolveram em brigas com integrantes da TUI, ligada ao Vitória, em Periperi, no subúrbio de Salvador. A ação violenta terminou com cerca de 105 torcedores conduzidos à delegacia.
➡️ No mês de março, momentos antes do clássico Ba-Vi, válido pela nona rodada do Brasileirão, na Arena Fonte Nova, três integrantes da Bamor foram flagrados pela Rondesp com bombas caseiras, soqueiras, barras de madeira, maconha e celulares.
➡️ Cinco meses depois, durante a festa de comemoração dos 47 anos da torcida, ocorrida na Rua Santa Clara, em Nazaré, membros do grupo e policiais militares se envolveram em pancadaria. Torcedores tricolores se recusaram a encerrar o evento e partiram para cima da guarnição.
➡️ Ainda em agosto, torcedores - vestidos azul, vermelho e branco - se envolveram em um ‘troca-soco’ na região do Largo do Tanque. A PM alcançou os envolvidos nas imediações da Feira do Japão, na Avenida Lima e Silva. Ao todo, foram identificadas 24 pessoas, sendo oito adolescentes. Com um dos conduzidos foi encontrado um canivete, e outra arma branca foi localizada na área.
Relembre:
➡️ O intervalo entre as ocorrências recentes foi menor. Dois meses depois, integrantes da Bamor se envolveram em uma nova confusão. Desta vez no Imbuí, os homens brigaram novamente com membros da TUI e foram detidos com barras de ferro, pedras, pedaços de madeira e cocos.
➡️ O caso registrado em setembro desencadeou a Operação Fair Play. Cerca de dez homens, em quatro veículos, atacaram um motorista por aplicativo próximo ao aeroporto de Salvador. Eles interceptaram e roubaram o diretor da torcida Pavilhão Independente, ligada ao Cruzeiro.
