29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

história triste - 11/04/2025, 21:35 - Andrêzza Moura | Portal A Tarde - Atualizado em 11/04/2025, 22:36

Treta pesada em Castelo Branco termina com morte de jovem

Igor de Jesus Dias foi morto aos 26 anos, enquanto jogava videogame

Igor de Jesus Dias foi morto aos 26 anos
Igor de Jesus Dias foi morto aos 26 anos |  Foto: Reprodução | Redes Sociais

Defender um vizinho com deficiência. Segundo a operadora de caixa Laila de Jesus, 25 anos, isso foi o que motivou a desavença entre seu irmão, Igor de Jesus Dias, 26 anos, e Matheus Oliveira dos Santos, o China, na segunda-feira (7). Contudo, o que de fato resultou na morte de Igor, na quinta (10), foi o fato dele ter agredido China, após o homem ameaçar de morte sua filha e sua esposa. China jurou Igor de morte.

Leia Também:

"Tudo começou na segunda-feira. Meu irmão ficou sabendo que o irmão dele [de China] tinha batido em um rapaz que tem deficiência. Igor foi e disse: 'Se eu estivesse aqui [na rua], não deixava'. Ele [China] ia passando e perguntou ao meu irmão. 'O que é que você quer? Não se meta, sou frio e calculista'. Depois eles brigaram de novo e ele [China] disse: 'Eu sei onde sua mulher e sua filha ficam. Meu irmão se desesperou e agrediu ele", contou Laila.

Igor foi baleado duas vezes por China, no início da tarde da quinta-feira, enquanto jogava videogame com amigos, na Rua Dom Lucas, em Castelo Branco, e morreu no Hospital Eládio Lassére. "Estava em casa, na hora, ouvi quatro tiros. Sabia que tinha sido meu irmão. Quando cheguei no portão, vi ele descendo correndo com a arma", lembrou a mulher.

China e o irmão, que não teve o nome revelado, foram presos na própria quinta-feira, horas após cometer o crime. Eles foram localizados por investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Rodoviária de Salvador, quando tentavam fugir para Ilhéus, cidade do sul da Bahia. "Fiquei sabendo que o irmão vai ser solto. Ele não estava na hora, mas disse onde meu irmão estava. Foi um crime premeditado", afirmou Laila.

Conforme a Polícia Civil, China alegou ter matado a vítima após sofrer ameaças e agressões. O irmão negou participação no crime, no entanto "foi reconhecido por testemunhas como partícipe da ação criminosa, inclusive no suporte à localização de Igor", diz a nota.

Avisos e medos

"A mãe dele [China] procurou minha cunhada, na quarta-feira (9), e pediu para meu irmão ir embora. Ela disse: 'Meu filho é canibal, ele é miserável. Nem eu falo com ele. É o terceiro lugar que tenho que me mudar por causa dele'", detalhou Laila, o que ouviu da mulher de Igor.

Segundo ela, Igor estava com medo de ser agredido por China e, desde o desentendimento, passou a andar na rua com um pedaço de madeira. "A gente está com medo, ele tem envolvimento. Ele mora aqui há pouco tempo, uns 4 a 5 meses. Dizem que veio de outro lugar foragido, porque tinha matado outra pessoa. Estão dizendo que ele saiu de Ilhéus e veio para cá porque matou um homem lá", contou.

Após o crime contra Igor, a casa da mãe de China foi incendiada por moradores do bairro. A mulher foi embora com a filha. "Eu não estava aqui. Se eu estivesse lá, não deixava fazer isso. Ela [mãe de China] não tem culpa, ela é mãe", finalizou Laila.

Planos futuros

Entre lágrimas, Laila revelou que o irmão estava cheios de planos, inclusive, já estava planejando fazer o aniversário da filha, uma bebê que completará um ano, no próximo dia 21 de abril. Igor tinha acabado de perder o emprego em uma empresa terceirizada ligada à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e estava cumprindo aviso prévio.

"Meu irmão estava cheio de planos, queria tirar a habilitação dele, fazer o aniversário da filha. Disse que ia pegar o dinheiro da rescisão dia 10 para começar a comprar as coisas para o aniversário da filha, os salgados. Mas não deu tempo", lamentou ela.

O corpo dele será sepultado neste sábado (12), no Cemitério Municipal de Pirajá, em Pirajá, às 13h30.

exclamção leia também