25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

salvador ta barril! - 09/05/2025, 13:42 - Da Redação

Tiroteios em ações policiais atingem recorde em abril, diz pesquisa

Instituto Fogo Cruzado aponta que os tiroteios resultaram em 131 mortes

Abril atingiu recorde de tiroteios em ações policiais em 2025
Abril atingiu recorde de tiroteios em ações policiais em 2025 |  Foto: Divulgação / PM-BA

Os tiroteios durante missões policiais se tornaram episódios frequentes nas comunidades de Salvador. No combate ao crime organizado, as ações se intensificaram nos últimos meses e atingiram o recorde de 2025 em abril, quando foram contabilizados cerca de 155 tiroteios, sendo 71 (46%) destes decorrentes de operações.

Leia Também:

Os dados foram divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado nesta sexta-feira (9). De acordo com a pesquisa, esse foi o maior número de 'balaços' registrados em um único mês neste ano, superando março, que computou 150 ocorrências, sendo 55 de ações policiais.

Vítimas fatais

Ao mesmo tempo em que criminosos e agentes guerreiam com armamentos pesados, moradores e pedestres das regiões ficam em situação de vulnerabilidade e desespero por conta das balas perdidas. Consequência disso são as 131 mortes e 24 feridos ocorridos em abril, incluindo bandidos, civis e policiais.

Conforme informações divulgadas pelo instituto, 67 pessoas foram atingidas durante os tiroteios em operações, sendo quatro policiais militares em serviço. Do total, 63 eram adultos, com 55 mortes e oito feridos. Quatro adolescentes também foram mortos.

131 mortes e 24 feridos foram contabilizados no mês de abril
131 mortes e 24 feridos foram contabilizados no mês de abril | Foto: Divulgação / Freepik

Disparidade racial

Levando em consideração o tom de pele das vítimas, o levantamento contabilizou que, no total, 40 pessoas atingidas nos tiroteios foram identificadas racialmente. Destes, 39 eram negras e apenas uma branca.

Chacinas e vítima por bala perdida

Durante o período, duas chacinas com nove mortos foram desencadeadas por ações policiais. O único caso de morte por bala perdida aconteceu na Rua Baixa da Nanã, bairro da Engomadeira, onde Ana Luíza Silva dos Santos, de 19 anos, foi atingida e morta.

Salvador lidera cidades com alto índice de tiroteios

Entre todas as cidades baianas, a capital foi onde ocorreu o maior registro de tiroteios, mortes e feridos em abril. Foram 118 ocorrências, com 96 vítimas falecidas e 19 baleadas. Os casos se dividem entre sete bairros. Confira abaixo quais são:

- Fazenda Grande I: 7 tiroteios e 2 feridos;
- Jardim Nova Esperança: 6 tiroteios e 6 mortos;
- Engenho Velho da Federação: 5 tiroteios, 6 mortos e 3 feridos;
- Lobato: 5 tiroteios e 4 mortos;
- Sussuarana: 5 tiroteios e 4 mortos;
- Beiru/Tancredo Neves: 4 tiroteios e 2 mortos.

exclamção leia também