27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

TODO CUIDADO É POUCO - 23/04/2025, 13:00 - Da Redação

Sinais mortais: entenda os perigos ao compartilhar fotos nas redes sociais

Criminosos têm ido pra cima de quem publica imagens com alguns símbolos na web

Criminosos não perdoam gestos feitos nem mesmo por engano
Criminosos não perdoam gestos feitos nem mesmo por engano |  Foto: Ilustrativa/Reprodução/Freepik/Imagem Ilustrativa

A guerra entre as facções criminosas na Bahia liga o sinal de alerta para o cuidado com o que é publicado nas redes sociais.

Pessoas que não possuem envolvimento com o mundo criminoso precisam pegar a visão antes de compartilhar qualquer imagem que pode ser associada ao Comando Vermelho (CV) ou Bonde do Maluco (BDM), principais organizações criminosas no estado.

Leia Também:

Recentemente, o Portal Massa! fez uma reportagem para alertar a galera sobre o perigo dos sinais das facções criminosas e quais são usados pelos bandidos.

Agora, o tema ganha ainda mais força após uma foto do influenciador Boca de 09, que é menor de idade, viralizar na web. Na imagem, ele aparece fazendo o número ‘2’ e utilizando um cordão de um traficante do Rio de Janeiro. Logo que o registro viralizou, internautas apontaram a encrenca em que o adolescente se meteu.

Na Bahia, alguns homicídios foram cometidos recentemente justamente porque a vítima decidiu fazer a pose errada na hora da foto e, para piorar, compartilhou nas redes sociais. Relembre alguns casos.

Jovem executada em Feira de Santana

Em julho do ano, a jovem Ana Carolina de Jesus Silva, de 21 anos, foi morta a tiros depois de ter publicado uma foto na internet. O crime foi cometido dentro da casa da vítima, em Feira de Santana, por quatro homens fortemente armados.

Ana Carolina teria compartilhado essa imagem nas redes sociais
Ana Carolina teria compartilhado essa imagem nas redes sociais | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Luto na música

Outro caso que também chocou a Bahia em 2024 foi o assassinato dos irmãos músicos Gustavo Natividade e Daniel Natividade. Os dois estavam em uma praia, em Arembepe, quando foram mortos por traficantes.

Momentos antes do crime ser cometido, Gustavo e Daniel tiraram uma foto e fizeram um sinal que, para eles, era apenas uma pose. No entanto, os bandidos interpretaram como insulto e mataram os jovens.

Foto publicado pelos músicos antes de serem assassinados
Foto publicado pelos músicos antes de serem assassinados | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Feira tá barril

Marcos Vinícius Alves Gonçalves, de 20 anos, também foi morto a tiros na cidade de Feira de Santana, em janeiro deste ano. O jovem estava na porta da casa de familiares quando foi abordado por dois homens, que pegaram o celular dele e, após ver uma imagem do rapaz fazendo um gesto com as mãos, efetuaram diversos disparos contra a vítima.

À época, a Polícia Civil afirmou que Marcos não tinha passagens pela polícia e que a principal linha de investigação seria uma foto com sinal da facção rival.

exclamção leia também