31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

ATENÇÃO!!! - 15/04/2025, 08:15 - Da Redação - Atualizado em 15/04/2025, 08:34

Pegue a visão! Confira os sinais utilizados pelas facções criminosas no Brasil

Criminosos ‘amostradinhos’ utilizam símbolos e emojis para se comunicar nas redes sociais

Facções criminosas tomaram posse de sinais que podem ser fatal
Facções criminosas tomaram posse de sinais que podem ser fatal |  Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As facções criminosas têm atuado cada vez mais de forma organizada em todo Brasil. Códigos, gestos e até a postura nas redes sociais com a utilização de emojis fazem parte da mudança de comportamento no perfil das lideranças criminosas.

Leia Também:

De acordo com informações do Observatório da Segurança Pública da Unesp (OSP), a nova maneira de se comunicar está atrelada às culturas locais e regionais, além da necessidade de se exibir e mostrar poder nas redes sociais.

Imagem ilustrativa da imagem Pegue a visão! Confira os sinais utilizados pelas facções criminosas no Brasil
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os símbolos utilizados são motivos de homicídios em muitos casos. Traficantes que identificam um rival por causa de um símbolo utilizado na internet costumam ir para o confronto com armas de fogo. Confira os sinais utilizados pela facções criminosas no Brasil:

Primeiro Comando da Capital (PCC)

Com principal foco de atuação em São Paulo, o Primeiro Comando da Capital (PCC) não costuma ‘meter as caras’ na web por qualquer coisa. Segundo o OSP, a bandeira branca utilizada pela facção quer dizer "paz, justiça e liberdade" e o símbolo de Yin-Yang, que representa o bem e o mau, costuma ser usado nos 'salves' digitais. A depender da coligação, o sinal com três dedos também pode ser utilizado.

Comando Vermelho (CV)

Diferente do PCC, o Comando Vermelho (CV) é ‘amostradinho’ na internet. A bandeira vermelha e o número 2, em referência ao “tudo 2” é bastante utilizado pelos integrantes da facção.

Terceiro Comando Puro (TCP)

O Terceiro Comando Puro costuma utilizar os três dedos para ‘botar as caras’ e reforçar o discurso “tudo 3”. A facção atua no Rio de Janeiro, tem grande rivalidade com o CV e, por isso, formou alianças em outros estados, como a Bahia.

Bonde do Maluco (BDM)

Assim como o TCP, a facção Bonde do Maluco (BDM) utiliza o "tudo 3" e o emoji dos três dedos para se comunicar nas redes sociais. O BDM foi criado após uma fusão com a facção carioca, dando início a uma guerra violenta na Bahia.

Milícia

Outro grupo que também utiliza símbolos para se comunicar no mundo digital é a Milícia. Geralmente, a bandeira preta ou a caveira são utilizadas pelos membros do grupo criminoso. Alguns também utilizam o emoji com 5 dedos, que significa “tudo tranquilo” no mundo dos militares.

Amigo dos Amigos (ADA)

Por fim, a facção Amigo dos Amigos (ADA) utiliza a letra “L” como forma de identificação. Em 2022, circulou uma informação falsa de que o grupo estaria fazendo o símbolo em alusão a campanha do então candidato Lula. O ADA atua no Rio de Janeiro e surgiu após uma dissidência do CV e do TCP no final da década de 90.

Símbolos utilzados pelas facções
Símbolos utilzados pelas facções | Foto: Reprodução/Uol

exclamção leia também