
A Polícia Civil ganhou o reforço de 50 drones para atuar nas operações policiais na Bahia. A entrega dos equipamentos foi realizada nesta segunda-feira (14) e contou com a presença do delegado-geral da instituição, André Viana.
Leia Também:
Os drones foram entregues aos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Polícia Metropolitana (Depom), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia do Interior (Depin), para unidades de Juazeiro, Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), por meio do Serviço Aeropolicial (Saer).

Segundo a Polícia Civil, outros 30 drones devem ser comprados em um futuro próximo para fortalecer o ‘encurralo’ nos bandidos. Ao todo, o investimento será mais de R$ 1,5 milhão.
Os novos aliados dos policiais também fortalecem a capacidade técnica das Agências de Inteligência e do Núcleo de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (Noarp), sob a coordenação do SAER/CORE. Além de assegurar uma integração estratégica entre os recursos de investigação, inteligência e operações especiais.
Equipamentos no padrão
Todos os equipamentos seguem os parâmetros técnicos definidos na Portaria nº 047, de 12 de fevereiro de 2025, que regulamenta o uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS), no âmbito da Polícia Civil da Bahia.
A norma estabelece critérios de segurança operacional, conformidade legal e responsabilidade institucional, garantindo que o uso dos drones esteja alinhado com as diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica Brasileira, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a legislação internacional aplicável.