26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Artefatos juninos - 11/06/2024, 09:23 - Amanda Souza

Sem fogaréu! Polícia apreende mais de 600 espadas em Cruz das Almas

Com a proximidade do São João, a busca pelos artefatos, que são proibidos, é intensificada

Ação da polícia encontrou os artefatos em uma residência
Ação da polícia encontrou os artefatos em uma residência |  Foto: Reprodução / TV São Francisco

A Delegacia Territorial de Cruz das Almas realizou, na última segunda-feira (10), uma operação que resultou na apreensão de 645 espadas – tradicionais e de cano – em um imóvel localizado na Rua Amado Queiroz, no bairro Tabela. A ação foi executada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Criminal do município.

As espadas são dispositivos pirotécnicos tradicionais na Bahia, especialmente na cidade de Cruz das Almas, durante os festejos juninos. Elas são cilindros de bambu ou metal, carregados com pólvora e outros componentes químicos, que, quando acesos, produzem um forte estrondo e um jato de faíscas. A prática de soltá-las, conhecida como "guerra de espadas", é uma tradição centenária, mas também é controversa devido aos riscos de acidentes graves e incêndios.

Leia mais:

PF e Receita Federal caem pra cima de hortifrutis sonegadores da Bahia

Irmã de Davi dá as caras após ser 'encurralada' sobre grana dos adms

Embora a "guerra de espadas" seja uma tradição cultural, a fabricação, posse e utilização dessas espadas são consideradas ilegais devido ao seu potencial perigoso. A polícia frequentemente realiza operações para apreender esses artefatos e evitar acidentes durante o período das festas juninas.

exclamção leia também