
Entre tragédias, tiroteios e sangue derramado, o ano de 2025 chegou ao seu último ciclo e deixou marcados acontecimentos que chocaram a população baiana. Entre janeiro e dezembro diversas ocorrências se repetiram, estampando manchetes e acendendo um alerta para o avanço da criminalidade.
Leia Também:
As autoridades baianas elucidaram dezenas de casos nesta temporada. Chacinas, sequestros e torturas figuram entre os mais macabros, porém, os dados que chamaram atenção no montante geral foram os tiroteios desenfreados.
Seja polícia x facção, ou até mesmo ‘papocos’ entre os próprios bandidos, o Instituto Fogo Cruzado divulgou dados detalhados ao MASSA!, em que consta cerca de 1494 tiroteios entre 1º de janeiro e 28 de dezembro em Salvador e na Região Metropolitana (RMS). Os dados alarmantes refletem a violência armada nas comunidades, em que foram registrados 1203 mortes e 309 feridos no período.
Por outro lado, eventos como o desaparecimento dos corpos de Paulo Daniel e Matusalém Lima em um ferro-velho de Pirajá - fato que completou um ano - seguem sob investigação da Polícia Civil. Além dele, outras situações envolvendo assassinatos, a exemplo da estudante Ana Luiza Silva - baleada durante uma ação da PM no bairro Engomadeira - gerou diversos protestos e a população clama por respostas.
A partir das inúmeras adversidades ao longo do ano, a reportagem do MASSA! fez uma retrospectiva, em ordem cronológica, com as histórias assustadoras que mais chamaram atenção e repercutiram nas ruas. Relembre abaixo os cinco piores casos de 2025.
1. Execução de jovem sequestrado pelo BDM tem vídeo vazado
Um jovem identificado como Ian Lucas Barbosa de Jesus, de 20 anos, foi sequestrado em uma festa paredão, no bairro do Trobogy, em Salvador, no dia 29 de dezembro de 2024. No entanto, no dia 2 de janeiro de 2025, o corpo foi encontrado em um prédio abandonado da região.

Informações preliminares indicaram que ele foi torturado e teve o pescoço cortado por ‘traficas’ do BDM devido a um vídeo em que aparece fazendo sinal de facção rival. Tempos depois, pelo menos três dos bandidos envolvidos no crime foram abatidos em confronto.
2. Futebol com cabeça humana viraliza na web
No dia 27 de janeiro, um vídeo em que criminosos chutam a cabeça decapitada de um homem, no Trobogy, vazou nas redes sociais. A vítima foi identificada como Rafael Gonçalves e seria do BDM, também apontado como um dos suspeitos do assassinato do jovem Ian Lucas.
Ele foi encurralado por rivais do Comando Vermelho (CV), que o torturaram até a morte. No vídeo, que contém imagens sensíveis, é possível ver os bandidos chutando a cabeça humana, enquanto fazem sinais da facção das duas letras.
Veja:
3. Cenário sangrento: Fazenda Coutos registra 12 mortos após guerra entre CV e BDM
Em março, a localidade de Teotônio Vilela, no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio de Salvador, foi tomada por medo e terror durante uma guerra entre as facções BDM e CV. O ‘bang-bang’ desenfreado terminou com as mortes de pelo menos 12 ‘cabeças’, todas apontadas como criminosas.
Informações divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) indicam que a situação teve como ponto de partida uma invasão feita por membros de uma organização criminosa. Um vídeo obtido pelo MASSA! exibe uma enxurrada de homens nas ruas do bairro.
Veja:
Os mortos tiveram as identidades reveladas: João Cledison Santos Souza, 18 anos, Félix de Oliveira Rodrigues, 19, Uendel Vitor Rodrigues dos Reis, 20, Jackson Vitor Araújo dos Santos, 20, Wendel Henrique Nunes dos Santos, 20, Samuel da Luz Nascimento de Sousa, 24, Francisco Ariel Freire Santos, 27, Douglas Campos da Silva Batista, 27, e Leidson Maxwel da Costa Silva, 27. Segundo a SSP, o 12° homem morto não foi identificado porque estava sem documentos. Há ainda outras duas vítimas menores de idade, cujos nomes foram omitidos pela reportagem.
4. Brutal: Mulher trai facção e acaba esquartejada em Eunápolis
Em Eunápolis, no Sul da Bahia, uma sequência de imagens brutais do corpo esquartejado de uma mulher circulou nas redes sociais em junho. Anna Luiza Lima Brito, de 21 anos, teria denunciado o paradeiro do parceiro, Matheus Rodrigues de Souza, para rivais do Bonde do Maluco (BDM), facção à qual estaria migrando.

Na manhã seguinte, menos de 24 horas após o assassinato de Matheus, a jovem foi encontrada morta e esquartejada. Vídeos compartilhados pelos próprios criminosos degolando a jovem foram compartilhados nas redes sociais. Nas imagens, ela aparece amarrada, com a boca tapada e o corpo coberto de sangue.
5. Técnicos de internet encurralados em Marechal Rondon
Os trabalhadores Ricardo Antônio, Jackson Macedo e Patrick Vinícius estavam fardados e se preparavam para iniciar um serviço no bairro Marechal Rondon, quando foram encurralados e mortos por membros do BDM. Seus corpos foram abandonados no Alto do Cabrito, como forma de intimidar à facção rival.
Investigações da Polícia Civil indicam que os bandidos desconfiaram de que eles estariam instalando câmeras de monitoramento suspeitas na região. Diante da cisma, as lideranças deram ordem de execução. Mesmo mostrando os cabos de fibra óptica e a ordem de serviço do trampo, os funcionários acabaram mortos.

As autoridades colocaram na mira cerca de oito indivíduos, sendo que um foi abatido em confronto e outros dois presos. As operações seguem em curso para elucidar o caso.
