30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

ficaram no imaginário - 26/01/2026, 12:07 - Da Redação

Roubos a bancos viram 'ficção' na Bahia após polícia zerar casos

Estado não registra crimes contra instituições financeiras pela primeira vez desde 2011

Casos de roubos a bancos foram zerados em 2025
Casos de roubos a bancos foram zerados em 2025 |  Foto: Alberto Maraux/ Ascom SSP

La casa de papel? GTA V? A prática de roubo a bancos parece algo fictício e longe da realidade quando associado à séries de TV ou jogos de videogame. No entanto, essa era uma prática recorrente na Bahia, até que, em 2025, as forças policiais conseguiram 'zerar' o número de ocorrências desta natureza.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), é a primeira vez desde 2011 que o território baiano não tem registros de roubos a instituições financeiras. A pasta acrescentou ainda que, desde 2022, as autoridades trabalharam duro para acabar com a prática, já que, naquela época, quatro casos foram registrados.

Desde então, treinamentos focados especificamente no combate aos crimes contra bancos foram desenvolvidos ao longo dos anos. O resultado positivo veio em 2025 e foi destacado pelo coronel Paulo Sérgio Ribeiro, comandante do COPPM.

Leia Também:

"Só em 2025 foram realizadas quatro simulações de respostas rápidas contra crimes desse tipo. Esse número traduz todo o trabalho integrado das Forças das Segurança no combate ao crime organizado em nosso estado", finalizou.

Já o delegado Thomas Galdinho, titular do DEIC, enfatizou o trabalho integrado. "O nosso trabalho de inteligência é fundamental para mapear as áreas de riscos e os criminosos que atuam com o crime do tipo. O trabalho conjunto com a PM e a SSP é o diferencial para o número e ficamos muito felizes com o resultado alcançado", finalizou o delegado Thomas Galdinho, titular do DEIC.

exclamção leia também