
Diante da guerra do tráfico de drogas, a facção Comando Vermelho (CV), uma das mais perigosas do Brasil, está em busca de novos reforços para expandir seus domínios. Desta vez, o recrutamento atingiu níveis internacionais, com a quadrilha mantendo contatos com criminosos dos Estados Unidos para se fortalecer.
Leia Também:
A informação foi divulgada pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, em entrevista ao jornal EXTRA. Segundo ele, a facção, nascida no Rio e que se expandiu para outros estados, inclusive a Bahia, possui adeptos na América do Norte, que mantêm uma relação frequente.
"O governo dos Estados Unidos já tem informações de que o Comando Vermelho tem adeptos em território americano. Estamos trabalhando nessa informação de inteligência, mas há indícios de que o CV já recrutou gente lá. O que não tem comprovado é que aquela ação criminosa é efetivamente praticada em território americano", disse.
O titular da pasta de segurança também afirmou que o CV movimenta, no país, R$ 31 bilhões por ano com suas atividades criminosas. Entre elas está o tráfico de drogas e de armas, sendo que grande parte desses armamentos chega ao país de forma ilegal dos Estados Unidos.
"É mercado imenso de consumo de drogas. E isso, obviamente, preocupa o governo americano. E a gente também tem interesse nesse reconhecimento do CV como organização transnacional, por causa da quantidade de armas apreendidas aqui no Rio. Vimos que 70% dos fuzis apreendidos são de fabricação americana ou vêm para cá pelos Estados Unidos", afirmou.
A ideia das forças policiais do Rio de Janeiro é de se aproximar e selar um acordo de cooperação com o estado norte-americano para combater o avanço do Comando Vermelho, reconhecendo-o como uma organização criminosa internacional.