
Dois prefeitos e chefe de gabinete de cidades baianas estão na mira da Polícia Federal em uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (23). As ações visam combater uma quadrilha responsável por desvio e lavagem de dinheiro de verbas públicas.
Os alvos foram identificados como Dr Pedrinho (PCdoB) - prefeito de Encruzilhada -, Dona Nilda (PCdoB) - prefeita de Poções -, e Jorge Luiz - chefe de gabinete e ex-vice prefeito de Poções. As fraudes aconteceram entre 2021 e 2023, causando um prejuízo que ultrapassa R$ 12 milhões.
A Polícia Federal informou que cerca de 25 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em empresas e casas dos suspeitos, nas cidades de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista.

Entenda o esquema
Conforme as apurações, foram encontrados contratos irregulares de mão de obra terceirizada envolvendo verbas do Fundeb, SUS e FNAS, com altos preços e serviços inexistentes.
A quadrilha também utilizava empresas de fachada e familiares como 'laranjas' para movimentar o dinheiro nas contas bancárias e esconder os desvios. Os investigados podem responder por organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e outros crimes.