Os PMs envolvidos em uma abordagem que resultou na morte do adolescente Matheus dos Santos Souza, de 14 anos, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, na última sexta-feira (6), foram afastados temporariamente das atividades policiais pela corporação.
"A PM lamenta profundamente as circunstâncias do ocorrido e informa que o Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL) afastou das atividades operacionais os quatro policiais militares integrantes da guarnição até a conclusão do Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado imediatamente após o fato", disse em nota.
Leia mais:
Suspeitos de homicídio e estupro são presos no interior da Bahia
Traficante é preso com mais 4.500 porções de cocaína na Bahia; veja onde
Homens são presos em estações do metrô
No comunicado, a instituição informou que os agentes dispararam após um dos suspeitos realizar um "movimento brusco". Familiares da vítima disseram que o jovem não estava armado e queria apenas dar um susto nos colegas, fingindo ser um assaltante.
"Uma guarnição da Rondesp Leste visualizou dois indivíduos em uma motocicleta trafegando na contramão e em atitude suspeita. No momento da aproximação, os ocupantes da motocicleta anunciaram um assalto a dois jovens que usavam uniformes escolares. Diante da negativa de acatar a verbalização policial e do movimento brusco de um dos suspeitos, que sacou um objeto da cintura e o apontou na direção dos jovens, os policiais, em conformidade com os procedimentos operacionais padrões, efetuaram disparos de arma de fogo", iniciou.
A companhia afirmou que o caso segue sob investigação. "As circunstâncias da operação foram registradas na Central de Flagrantes, no Sobradinho, e serão devidamente apuradas conforme os trâmites legais, visando o completo esclarecimento dos fatos", finalizou.
A vítima foi baleada e socorrida para uma unidade médica, porém não resistiu aos ferimentos no sábado (7). Um outro homem, de 33 anos, que estava pilotando a moto com Matheus, também foi levado para um hospital, mas foi liberado sem complicações.