A Polícia Federal (PF) realizou uma operação, apelidada de Operação Sapajus, em Camaçari, nesta quinta-feira (31). De acordo com a PF, um animal silvestre do gênero Sapajus (Macaco-prego) foi apreendido e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA para reabilitação e possível devolução à natureza.
Ainda de acordo com a nota, o animal estava sendo criado na residência e acobertado com documentação falsa. A polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia.
Veja também:
Caso Maria Bernadete: Homicidas de quilombola estão na mira
Ex-vereador que arremessou ácido em vendedora volta pro xilindró
PF faz picadinho de pés de maconha em operação de desmanche
Segundo a PF, os investigados irão responder pelos crimes de tráfico de animais e falsificação de documento público. As penas podem chegar a sete anos de reclusão.
"O tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos, e podendo expor determinadas espécies ao risco de extinção. Desta forma, a criação de animais silvestres somente é permitida quando adquiridos de criadores comerciais registrados no IBAMA, que possuam Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna)", explicou a Polícia Federal.