As forças de segurança da Bahia fecharam o cerco contra oito policiais militares investigados por homicídios no sudoeste do estado na manhã desta terça-feira (17). A ação, coordenada pelo MP-BA e pela SSP, cumpriu três mandados de prisão e dez de busca e apreensão nas cidades de Jequié, Ilhéus e Lafaiete Coutinho.
Segundo as autoridades, dois PMs foram capturados em Jequié e um em Ilhéus, sendo que dois deles foram presos em flagrante por posse de drogas. Na operação, os policiais também apreenderam armas, munições, dinheiro em espécie, celulares, aparelhos eletrônicos, balança de precisão, entorpecentes e outros objetos.
Leia mais:
Vídeo: guerreiro incorpora Jackie Chan ao descer a madeira em lalau
Bonde é preso traficando cocaína em plena luz do dia na Engomadeira
Urgente! Policial suspeito de sumir com jovens do ferro-velho tem cerco fechado
Alvos de três operações
Os agentes sob investigação são alvos de três operações deflagradas para apurar as circunstâncias de três assassinatos ocorridos em Jequié, no interior baiano.
A missão chamada "Anunciação" apura a morte de Joelson Macedo dos Santos Gomes, em fevereiro de 2023. Já a outra, denominada "Faxina", busca esclarecer o homicídio de Eric Pereira Maciel, em janeiro deste ano. Por fim, a operação "Choque de Ordem” investiga o assassinato de Kailan Oliveira de Jesus, em maio de 2023.
As mortes foram inicialmente registradas como resistências armadas. No entanto, as apurações apontam indícios de invasão das casas, execução das vítimas rendidas e alterações nas cenas dos crimes. A Geosp investiga o caso.
Letalidade policial
O Ministério Público da Bahia está de olho nas ações policiais em Jequié que, segundo o Anuário de 2024 do Forúm Brasileiro de Segurança Pública, lidera o “ranking nacional” de letalidade policial. Em 2023, foi registrado 74 mortes por intervenção policial no município, cerca de 55% do total.