29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

VIVENDO O SONHO - 24/03/2024, 07:00 - Pedro Moraes

“Lugar de mulher é onde quiser", diz 1ª diretora de presídio da Bahia

Após tomar posse do cargo no dia 18, Joneuma assume a nova missão nesta segunda-feira (25)

Policial penal, Joneuma Silva Neres, alcançou a maior realização da sua vida até o momento
Policial penal, Joneuma Silva Neres, alcançou a maior realização da sua vida até o momento |  Foto: Montagem Portal MASSA!//Reprodução/Redes Sociais

A sede por conhecimento fez da Joneuma Silva Neres uma verdadeira campeã. Em meio a obstáculos durante a carreira como policial penal, ela se tornou a primeira mulher nomeada diretora de um presídio masculino no estado da Bahia. Esta conquista perpassou por questões pessoais como a vontade de vencer e a versatilidade em áreas que admira.

Em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!, a nova gestora do Conjunto Penal da cidade de Eunápolis, localizada no sul baiano, encorajou todas as outras mulheres dentro da carreira e também fora dela. “Lugar de mulher é onde ela quiser. Hoje não há espaço para preconceitos. A mulher e o homem são diferentes fisiologicamente, mas profissional e intelectualmente são iguais. Se você deseja ingressar na polícia penal, estude, treine e se qualifique. Esteja pronta e abrace as oportunidades”, abriu o jogo.

Família e estudos

Para alcançar o patamar de hoje, Joneuma teve como inspiração o próprio irmão, que também é agente penitenciário. Há oito anos, ela viu a vida se transformar, principalmente com os cursos de capacitação, mas também com o fato de ser mãe durante a batalha.

“Desde criança sempre gostei de estudar, de ler, de aprender. Estudei a vida toda em escola pública. Me graduei em direito em 2023 na Faculdade do Sul da Bahia. Logo em seguida já ingressei na pós-graduação em direito penal e processo penal e criminologia por estar ligada a minha área de atuação. Conciliar os estudos com a maternidade foi o mais difícil. Mas hoje como a educação se modernizou, o EAD, os apps te possibilitam estudar em qualquer lugar”, revelou.

Leia mais

Conheça 1ª mulher nomeada diretora de um presídio masculino na Bahia

"Divisor de águas", vibra 1ª mulher diretora de presídio masculino

Se comunicar bem e saber dos direitos

Joneuma Silva tem nortes bem definidos de como dar cada passo, sobretudo pelo apoio incondicional da mãe. Graduada em Direito, ela cursa atualmente Jornalismo. Questionada sobre os objetivos com as outras áreas de conhecimento, a diretora detalhou os próprios planos ao Portal MASSA!.

“A vontade de cursar Jornalismo veio, mais recente, do desejo de aprender a me comunicar melhor com o mundo, de passar a informação clara, rápida e fidedigna, e, também, da necessidade de aprender a utilizar as redes sociais da melhor forma. Já o Direito, eu me interessei há muito tempo atrás. Sempre admirei a advocacia e todo o leque de oportunidades que o Direito proporciona. Conhecer nossos direitos e deveres é muito importante, principalmente na profissão de policial penal”, pontuou.

Joneuma assume o cargo na próxima segunda-feira (25). Ela foi nomeada na última quinta-feira (14), e tomou posse quatro dias depois.

exclamção leia também