31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Jovem e experiente - 14/03/2024, 18:16 - Da Redação

Conheça 1ª mulher nomeada diretora de um presídio masculino na Bahia

Advogada, ela assumiu o Conjunto Penal de Eunápolis

Joneuma é formada em direito e está cursando jornalismo
Joneuma é formada em direito e está cursando jornalismo |  Foto: Reprodução/Redes sociais

Joneuma Silva Neres, uma policial penal de 33 anos, acaba de ser nomeada como diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, no Sul da Bahia. Ela é a primeira mulher a ocupar tal posição em um presídio masculino no estado. Sua nomeação foi oficializada através do Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira (14), substituindo o tenente-coronel PM Cleber Santos, que foi exonerado.

Além disso, Elton Deolino Rocha foi nomeado como diretor-adjunto, assumindo o cargo anteriormente ocupado pelo capitão PM Ivan Jorge Leite Almeida, que também foi exonerado na mesma edição do DOE.

Joneuma tem uma vasta experiência na área penal, começando sua carreira como policial penal no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), em 2016, após concluir seu curso de formação para Agente Penitenciário, no ano anterior. Ao longo dos anos, ela participou de vários cursos de capacitação, incluindo o Curso de Capacitação de Agentes Penitenciários em 2016, ministrado pela CIPE-MA/PMBA, e o Curso de Rotinas e Procedimentos Penitenciários em 2021.

Durante sua carreira, Joneuma desempenhou diversas funções no GEOP, incluindo escolta e custódia de internos e internas na unidade prisional do CPTF, em 2017 e 2022.

Além de sua experiência prática, Joneuma é graduada em Direito e possui especializações em Direito Penal, Processo Penal, Criminologia e Direito Administrativo. Ela também foi aprovada no 39° exame da OAB e está atualmente cursando Jornalismo.

exclamção leia também