27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

MULHERES NO TOPO - 22/03/2024, 06:30 - Pedro Moraes - Atualizado em 22/03/2024, 06:40

"Divisor de águas", vibra 1ª mulher diretora de presídio masculino

Policial penal Joneuma Silva Neres conversou com exclusividade com o Portal MASSA!

A policial penal, Joneuma Silva Neres, alcançou a maior realização da sua vida até o momento
A policial penal, Joneuma Silva Neres, alcançou a maior realização da sua vida até o momento |  Foto: Montagem Portal MASSA!//Reprodução/Redes Sociais

Operar como uma policial penal é uma tarefa que requer responsabilidade, concentração e, acima de tudo, objetivo. O olhar clínico dentro dos pavilhões passa pelo preparo físico, mas sobretudo mental. Nessa pegada, a policial penal Joneuma Silva Neres alcançou a maior realização da sua vida até o momento: ser eleita a 1ª mulher nomeada diretora de um presídio masculino no estado da Bahia.

Radiante com a histórica conquista, a agente abriu o coração em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!. A nomeação de Joneuma teve a oficialização por meio do Diário Oficial do Estado, no último dia 14, onde substituiu o tenente-coronel, PM Cleber Santos, exonerado.

“É um divisor de águas na minha vida, me sinto muito honrada, é indescritível. Além de ser um passo importante para uma maior visibilidade da categoria. Me sinto lisonjeada em representar as mulheres e também a Polícia Penal da Bahia. Tem um significado especial, principalmente como policial penal de carreira, é um reconhecimento frente há tantas lutas após o processo evolutivo do sistema penitenciário baiano”, explicou.

Leia mais

Conheça 1ª mulher nomeada diretora de um presídio masculino na Bahia

A policial, de 33 anos, entrou no cargo com exigência de nível médio, porém batalhou dia a dia com qualificações em cursos da unidade e da secretaria de modo a crescer no que ela chama de “sede de conhecimento”.

Confira:

A nomeação de Joneuma teve a oficialização por meio do Diário Oficial do Estado, no último dia 14
A nomeação de Joneuma teve a oficialização por meio do Diário Oficial do Estado, no último dia 14 | Foto: Arquivo pessoal

Rotina de responsa

No ano de 2016, Joneuma atuou no Conjunto Penal da cidade de Teixeira de Freitas (CPTF), um ano depois de concluir a formação para Agente Penitenciário. Segundo ela, a experiência de abrir e fechar pavilhões, conferir os internos (as), os momentos de custódia, escoltas internas e externas, além das ressocialização, foram fundamentais para o novo patamar.

“Foi um período muito gratificante atuar no GEOP, foram muitos aprendizados. Sempre tive muito orgulho e sensação de pertencimento”, afirmou ao Portal MASSA!.

exclamção leia também