O governador Jerônimo Rodrigues (PT) abriu o jogo sobre a construção do presídio federal em Salvador. O petista explicou que esteve conversando com o governo federal e que a prioridade, antes de qualquer coisa, é fortalecer a segurança pública de uma forma geral.
"A conversa com o Lewandowski (ministro de Justiça e Segurança Pública), com o Lula e com o Rui Costa da Casa Civil tem sido, primeiro, da gente fortalecer esse sistema nacional. É o guarda-chuva geral: a União tem responsabilidade, o Estado tem responsabilidade, os municípios têm responsabilidade para a segurança pública, cada um no seu tamanho. Todas as vezes que o município ilumina ruas, avenidas, que melhora a pavimentação, que aumenta o seu efetivo de guarda municipal, que bota câmeras, que faz educação decente, tudo isso é um pacote de ações que ajuda a segurança pública a se estabelecer, a se estruturar", relatou o governador durante a entrega de equipamentos para os policiais penais, nesta sexta-feira (23).
Leia mais:
Governo do Estado quer transformar Terminal Portuário em porto verde
Governo do Estado faz investimento 'barril' para policiais penais
Jero também explanou sobre os investimentos realizados e destacou que existem projetos para reforçar ainda mais a segurança pública, mas que dependem do orçamento para serem executados.
"O Governo Federal está preparando a proposta de sistema nacional, olhando sempre o orçamento, o fundo nacional, para a gente ver qual é o orçamento que tem para a União executar, o estado executar e os municípios executarem. Tivemos aí ações, por exemplo, nas câmeras, nas fardas dos policiais militares, bombeiros e civis e DPT. Já já também queremos realizar uma ação conjunta nos presídios", disse Jerônimo, ainda lembrando da implementação da Delegacia Federal em Feira de Santana, revelando que já está nas últimas tratativas.