26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Será que vem? - 23/08/2024, 17:38 - Vinicius Portugal

Jerônimo abre o jogo sobre construção de presídio federal em Salvador

Governador revelou que os planos são de reforçar a segurança pública no estado de uma maneira geral

Pelo tom do governador, a construção ainda não está próxima
Pelo tom do governador, a construção ainda não está próxima |  Foto: Olga Leiria/ Ag. A Tarde

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) abriu o jogo sobre a construção do presídio federal em Salvador. O petista explicou que esteve conversando com o governo federal e que a prioridade, antes de qualquer coisa, é fortalecer a segurança pública de uma forma geral.

"A conversa com o Lewandowski (ministro de Justiça e Segurança Pública), com o Lula e com o Rui Costa da Casa Civil tem sido, primeiro, da gente fortalecer esse sistema nacional. É o guarda-chuva geral: a União tem responsabilidade, o Estado tem responsabilidade, os municípios têm responsabilidade para a segurança pública, cada um no seu tamanho. Todas as vezes que o município ilumina ruas, avenidas, que melhora a pavimentação, que aumenta o seu efetivo de guarda municipal, que bota câmeras, que faz educação decente, tudo isso é um pacote de ações que ajuda a segurança pública a se estabelecer, a se estruturar", relatou o governador durante a entrega de equipamentos para os policiais penais, nesta sexta-feira (23).

Leia mais:

Governo do Estado quer transformar Terminal Portuário em porto verde

Governo do Estado faz investimento 'barril' para policiais penais

Jero também explanou sobre os investimentos realizados e destacou que existem projetos para reforçar ainda mais a segurança pública, mas que dependem do orçamento para serem executados.

"O Governo Federal está preparando a proposta de sistema nacional, olhando sempre o orçamento, o fundo nacional, para a gente ver qual é o orçamento que tem para a União executar, o estado executar e os municípios executarem. Tivemos aí ações, por exemplo, nas câmeras, nas fardas dos policiais militares, bombeiros e civis e DPT. Já já também queremos realizar uma ação conjunta nos presídios", disse Jerônimo, ainda lembrando da implementação da Delegacia Federal em Feira de Santana, revelando que já está nas últimas tratativas.

exclamção leia também