29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Em boa hora! - 23/08/2024, 16:40 - Vinicius Portugal - Atualizado em 23/08/2024, 17:15

Governo do Estado faz investimento 'barril' para policiais penais

37 viaturas e 17 kits de câmeras de monitoramento foram entregues nesta sexta-feira (23)

Jerônimo participou da entrega dos novos equipamentos
Jerônimo participou da entrega dos novos equipamentos |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Castro, realizaram, nesta sexta-feira (23), a entrega de 37 viaturas e 17 kits de câmeras de monitoramento para auxiliar o trabalho dos policiais penais no estado. Durante o evento, o gestor ressaltou a importância do apoio federal para a valorização desses servidores.

"Quando a gente faz uma entrega dessa, estamos falando de 34 automóveis mais câmeras. A gente às vezes, quando está fazendo uma entrega dessa, cita as 34, cita as câmeras, cita o valor, quase 9 milhões e aqui recursos federais em parceria conosco. Quero agradecer ao presidente Lula, ao ministro Lewandowski, ao secretário nacional por essa parceria. Mas não é só isso, eu quero que vocês entendam que a entrega é simbólica. Para movimentar esses automóveis, tem manutenção, tem combustível e tem um profissional dentro dele. Seja ele um policial, seja ele alguém que está fazendo a cobertura, a retaguarda", disse o governador.

37 viaturas foram entregues pelo governo do estado
37 viaturas foram entregues pelo governo do estado | Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde

Leia mais:
Jero diz que não quer policial com adesivo partidário: "De lado nenhum"
Veja a lista de bandidos que comandavam o crime de dentro dos presídios

Jerônimo também comentou sobre a importância de destinar recursos para as unidades penitenciárias, auxiliando no processo de ressocialização dos detentos e, consequentemente, no apoio à segurança pública, para que essa pessoa saia da cadeia com possibilidades de não voltar ao mundo do crime.

"O presídio não é guardador de apenados, não pode ser. Ele tem a função de proteger, isso é correto, que a justiça designa o presídio a proteger o ser humano que ali está, mas a responsabilidade naquele período que ali está é a ressocialização. Fazer com que as pessoas que ali estejam, que as pessoas têm família, se tiver alguma crise de qualquer recaída, a justiça tem a responsabilidade, não vai ser a Seap que tem que dizer. Então, a Seap faz a guarda, mas, acima de tudo, essa guarda, temos que ressocializar, ao mesmo tempo que o presídio guarda uma consequência de uma sociedade. Se a gente não fizer bem feito, os presídios também causam prejuízos", concluiu.

Já o secretário José Castro explanou mais sobre os investimentos, revelando o que será feito com as viaturas entregues e o kit de câmeras, aproveitando ainda para agradecer o governador Jerônimo.

"Dez de trinta e quatro veículos para SEAP, para a Polícia Penal, sendo vinte e sete viaturas tipo cela para as unidades prisionais. Serão catorze de gestão plena, seis para o interior, isso vai trazer mais dignidade ao preso nesse transporte e deslocamento para suas assistências jurídicas. Também fizemos a entrega de mais seis viaturas, carros administrativos, uma van, e a SEAP está crescendo muito com esse governador sensível ao sistema penitenciário. Investimento do governo do estado, do governo federal de aproximadamente nove milhões de reais sendo entregues hoje. Recebemos uma doação do Senappen, Ministério da Justiça, de kits de CFTV para ser instalados para melhorar as seguranças dos perímetros das unidades prisionais", ressaltou.

Secretário da Seap, José Castro
Secretário da Seap, José Castro | Foto: Olga Leiria/ Ag. A Tarde

José Castro ainda comentou sobre o concurso público com 287 vagas para policiais penais que está marcado para o dia 18 de setembro. O secretário destacou o número recorde de inscritos.

"Vamos ter um concurso público que bateu recorde de inscrições, 39 mil inscritos para 287 vagas, uma concorrência grande, isso demonstra que a população tem o interesse de participar das atividades policiais", comemorou.

exclamção leia também