Em cerimônia alusiva ao Dia do Soldado, nesta quinta-feira (22), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou atletas que subiram ao pódio nas Olimpíadas de Paris. Os judocas Beatriz Souza e Guilherme Schmidt, e a jogadora de vôlei Natália Araújo receberam do presidente a Medalha Exército Brasileiro.
O evento ainda homenageou os cerca de 34 mil militares envolvidos no resgate de mais de 71 mil pessoas e 10 mil animais no Rio Grande do Sul, após as enchentes que devastaram o estado nos meses de abril e maio
Leia mais:
Estrela das piscinas detona Vila Olímpica de Paris; veja relato
Italiana será a primeira atleta trans a participar das Paralimpíadas
“É uma honra ser militar, é mais que um incentivo nas nossas vidas e nos ajuda a focar, simplesmente, no esporte”, disse Beatriz após o evento. Ela, Guilherme e Natália fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento, que é uma iniciativa de incentivo ao esporte nacional do Ministério da Defesa.
A seleção para integrar o programa é feita por editais de convocação, levando em consideração os resultados em competições nacionais e internacionais. Eles também passam por testes físicos e de saúde e devem estar aptos para cumprir as atividades militares.
Após a aprovação, os atletas passam a ser militares temporários por um período de até oito anos e a ter benefícios como apoio médico, fisioterapia, psicologia esportiva, nutricionista e acesso as instalações esportivas do Exército para treinamento. Apenas no Exército, 165 atletas de diversas modalidades recebem apoio, incluindo boxe, natação, judô, pentatlo moderno, esgrima, tiro e atletismo.