25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Em cana - 11/10/2024, 15:37 - Da Redação

Ibama e PM prendem homem por tráfico de animais e porte ilegal de arma

Operação Feira Virtual tem como foco barrar atividades de venda ilegal em plataformas digitais

Operação do IBAMA tem prisão por porte ilegal de armas e tráfico de animais
Operação do IBAMA tem prisão por porte ilegal de armas e tráfico de animais |  Foto: Divulgação

Um homem foi preso por porte ilegal de armas e tráfico de animais silvestres na cidade de Biritinga, no nordeste do estado, em operação conjunta do Ibama e da Polícia Militar (PM-BA) nesta quinta-feira (10). O foco da ação é barrar atividades de venda ilegal em plataformas digitais e grupos de conversa por aplicativos, não apenas na Bahia, mas também no Pernambuco e Distrito Federal.

Leia mais:
Mais de 1.000 aves silvestres são apreendidas pela PRF
Ibama 'mete a caneta' e embarga hectares de Mata Atlântica na Bahia
PF investiga queimada de 30 mil hectares no Pantanal

A Operação batizada como Feira Virtual já acontece desde o dia 3 de outubro, sendo que na Bahia já foram apreendidas uma pistola de calibre restrito .40, 10 munições restritas de 9mm e 10 munições restritas de .40, além de uma arara canindé, um cardeal e oito jabutis.

Jabutis encontrados pelo Ibama
Jabutis encontrados pelo Ibama | Foto: Divulgação

De acordo com o Ibama, chegou uma denúncia sobre a venda não autorizada de animais silvestres pela internet. Com as informações, a Operação foi até o local indicado e foi recebida pela companheira do suspeito, que a arma estava escondida no mesmo imóvel. Além disso, ainda foram encontrados dez animais.

O suspeito foi conduzido à delegacia e preso em flagrante no mesmo dia. O Ibama afirma que a posse da arma de calibre restrito é crime inafiançável, o que resultou na prisão do homem. Agora, ele aguarda a audiência de custódia nesta sexta-feira (11).

"É preciso cessar essa cultura de criação de animais silvestres em cativeiro, muitos deles não têm nenhum tipo de rastreamento, sem nenhum tipo de controle e infelizmente isso ocasiona em tratamento de forma inadequada desses animais porque eles precisam ter todo um suporte de veterinária, uma base nutricional diferenciada e, não raros casos, também identificamos espécies em extinção", disse Bruno Martinez, superintendente do Ibama na Bahia.

Todos os animais resgatados foram encaminhados para os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde serão avaliados. Aqueles que apresentam boas condições poderão retornar à natureza, contribuindo para a preservação das espécies e o equilíbrio dos ecossistemas. Nos últimos cinco anos, os Cetas já receberam mais de 116 mil animais apreendidos, sendo 23.628 em 2023 e 14.006 em 2024 (até o momento).

“O nosso objetivo nessas operações ao menos é mitigar essas ações, práticas delituosas envolvendo a fauna brasileira, que é tão preciosa e admirada por todo mundo”, concluiu o superintendente.

exclamção leia também