A Operação Fauda recebeu o apoio dos helicópteros do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar para fazer uma varredura no bairro de Valéria e no Subúrbio de Salvador. Segundo a corporação, o objetivo é encontrar os traficantes que atiraram contra os policiais logo no início da ação, durante a madrugada desta sexta-feira (15).
O tiroteio resultou na morte do policial federal Lucas Monteiro Caribé. Dois investigadores da Polícia Civil, Vokton Carvalho e Hosannah Carneiro, também foram feridos. O primeiro, no olho por estilhaços de uma granada. Do outro lado, quatro criminosos foram baleados e não resistiram.
Segundo a Polícia Militar, carregadores e munições abandonados em uma região de mata fechada foram localizados. Do alto, os militares do Graer avaliam possíveis rotas de fuga e repassam informações para as equipes terrestres. Até o momento foram apreendidos dois fuzis, carregadores e munições.
Com o bairro transformado em uma zona de guerra, os moradores foram diretamente impactados. Além de imperar a sensação de insegurança, muitas pessoas sequer conseguiram sair para trabalhar. O bloqueio policial nos principais acessos ao bairro e longo congestionamento na Avenida Suburbana, impossibilitou a mobilidade desses trabalhadores.