Bombeiros e policiais estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (11), no auditório Mestre Álvaro do Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), onde celebraram o Dia de Combate a Vitimização Policial e a formatura de 102 alunos do Curso de Sobrevivência.
No encontro das forças de segurança baiana, policiais, a atmosfera era de celebração em prol dos combates diários. "Temos investido muito, seja em meios como viaturas, armamentos e novas unidades, mas acima de tudo na capacitação continuada do profissional. Colocamos nessa capacitação a parte de sobrevivência policial e a parte de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) tático, que é o pronto socorrismo. Isso ajuda muito o policial, seja dentro do seu horário de trabalho ou fora dele, a estar em condições de realizar o devido enfrentamento a qualquer ameaça injusta contra sua vida", detalhou o secretário Marcelo Werner.
Durante a solenidade, 35 kits de materiais para Atendimento Pré-Hospitalar foram entregues. Tudo isso envolveu um investimento de mais de R$ 4,8 milhões. "O kit de atendimento pré-hospitalar contém manta térmica, um torniquete, que é para estancar hemorragias em membros superiores e inferiores, adesivos de tamponamentos, tesouras para cortar as vestes. Então, vai receber todo o kit que capacita o policial a fazer os primeiros atendimentos até a condução da vítima a um pronto atendimento", contou o soldado da Polícia Militar (PM), Jonatas.
Leia mais
Soldado da PM reforça importância de kits de atendimento
Werner celebra investimentos da SSP em policiais baianos
Personalidades como o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, a diretora-geral adjunta do Departamento de Polícia Técnica, Zidalva Moraes, a TC do Corpo de Bombeiros estiveram juntos na solenidade.
Tristeza que gerou homenagem
O evento trouxe à tona a importância da vida policial ao citar os agentes vitimados em serviço, como por exemplo, o cabo PM Gonzaga, assassinado por criminosos em 2018, no bairro de Santa Cruz, em Salvador, durante uma operação.
Marcado oficialmente neste domingo (9), o Dia de Conscientização, Combate à Intolerância e a Vitimização Policial no Estado da Bahia reforçou a representatividade do aspecto psicológico dos agentes, sobretudo pela disponibilidade do curso ofertado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE).