28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Investimento da SSP - 11/06/2024, 18:16 - Pedro Moraes e Vinicius Portugal

Soldado da PM reforça importância de kits de atendimento

Material foi entregue nesta terça-feira (11), durante evento da SSP

Kits foram entregues a policiais
Kits foram entregues a policiais |  Foto: Jeferson Santos/Ascom-SSP

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) realizou, nesta terça-feira (11), um evento para a entrega de kits de atendimento pré-hospitalar para os policiais do estado, uma ação inédita. Em conversa com o Portal Massa!, o soldado da Polícia Militar (PM), Jonatas, demonstrou ânimo pela SSP estar garantindo maior segurança para o efetivo baiano.

"A Secretaria de Segurança Pública está investindo na qualificação dos agentes de inteligência de segurança pública, sejam eles policiais militares, peritos, policiais civis, policiais penais, ou guardas-civis. A Secretaria está investindo nos cursos de atendimento pré-hospitalar tático, ou seja, aqueles agentes de inteligência que estejam em campo, que por algum motivo tenham alguma intercorrência, sejam alvejados, ou feridos por qualquer situação dentro da atividade policial, possam prestar os primeiros atendimentos", comentou Jonatas.

O PM também falou sobre os cursos que estão sendo realizados com agentes, para que tenham a capacidade de realizar os primeiros socorros, caso sejam feridos em combate ou necessitem auxiliar alguma pessoa que seja vítima da violência. Um movimento que pode ajudar a salvar diversas vidas.

"A Superintendência de Inteligência está promovendo várias turmas, inclusive no interior da Bahia, levando o curso de atendimento pré-hospitalar tático em várias edições. Os policiais de inteligência que fizerem esse curso estarão ganhando o kit", comentou.

"O kit de atendimento pré-hospitalar contém manta térmica, um torniquete, que é para estancar hemorragias em membros superiores e inferiores, adesivos de tamponamentos, tesouras para cortar as vestes. Então, vai receber todo o kit que capacita o policial a fazer os primeiros atendimentos até a condução da vítima a um pronto atendimento", revelou o policial militar.

Jonatas ainda aproveitou para revelar ao Portal Massa! como funciona a utilização de cada equipamento. E que, apesar de ainda não haver uma previsão de reposição do kit, muitos dos materiais são reutilizáveis.

"O porta-torniquete tem a possibilidade de ser reutilizado, caso higienizado devidamente. A tesoura é permanente, a bolsa é permanente, a luva é uma caixa, a manta térmica também. Tem outros equipamentos que você consegue higienizar adequadamente e continuar utilizando, como a maca móvel e maleável, que também pode ser reutilizada", afirmou o PM.

Leia mais:

PC prende 'espertinha' que enganava vítimas para pegar empréstimos

exclamção leia também