O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, esteve presente nesta terça-feira (11) em um evento que remete ao Dia de Conscientização, Combate à Intolerância e à Vitimização Policial no Estado da Bahia, celebrado no dia 9 de junho. Werner comemorou a data e também aproveitou para comentar sobre o empenho da SSP em evitar mais mortes de policiais.
"A gente registra essa data pela primeira vez na Secretaria de Segurança Pública, mostrando o reconhecimento e a valorização que temos que ter pelas nossas forças de segurança, além de fazer a entrega de uma capacitação continuada que, para nós, é de suma importância", iniciou Werner.
"Temos investido muito, seja em meios como viaturas, armamentos e novas unidades, mas acima de tudo na capacitação continuada do profissional. Colocamos nessa capacitação a parte de sobrevivência policial e a parte de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) tático, que é o pronto socorrismo. Isso ajuda muito o policial, seja dentro do seu horário de trabalho ou fora dele, a estar em condições de realizar o devido enfrentamento a qualquer ameaça injusta contra sua vida", completou Werner, que também realizou a entrega de kits de pré-atendimento hospitalar nesta terça.
Werner também fez questão de enfatizar que a Secretaria de Segurança Pública irá trabalhar ao máximo para continuar valorizando seus profissionais, evitando assim mais mortes na guerra cotidiana contra a criminalidade e o tráfico.
"A gente vai continuar investindo muito no nosso policial, valorizando este que consideramos o maior patrimônio, que são os profissionais da segurança pública", enfatizou o secretário.
Marcelo Werner comentou que os policiais estão recebendo treinamentos integrados com as secretarias de Justiça, de Promoção e Igualdade Racial e de Política para as Mulheres, inclusive em relação às abordagens, buscando uma maior proximidade entre os agentes de segurança pública e a população.
"A gente vem investindo muito na capacitação dos nossos policiais. O curso de formação profissional que estamos realizando com as quatro forças, inclusive de forma inédita, inclui um conteúdo programático que prepara os agentes em relação à abordagem, aproximação e relacionamento com a comunidade. É importante termos, e sempre falo isso, a integração, não só entre as forças, mas também com as pessoas e a comunidade", argumentou.