25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

MAIS UM! - 24/07/2024, 07:38 - Da Redação

Envolvido na morte de Mãe Bernadete, vulgo 'Café' é preso em Salvador

Criminoso era carta 'Dama de Ouros' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA)

Café fazia parte do Baralho do Crime
Café fazia parte do Baralho do Crime |  Foto: Divulgação/SSP

Um homem suspeito de auxiliar no plano de execução da líder quilombola Mãe Bernadete foi preso na noite desta terça-feira (23), no bairro de Stella Maris, em Salvador. Ydney Carlos dos Santos, mais conhecido como ‘Café’, foi encontrado por policiais civis.

Café era a carta 'Dama de Ouros' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Com ele, também foram apreendidas uma pistola carrega e porções de drogas.

Leia mais:
Cabo da PM é baleado durante assalto em rua do IAPI
Misericórdia! Mulher e mototaxista são executados em Feira de Santana

Ele também era alvo do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) por suspeita de integrar um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Vale lembrar que outros três suspeitos que já haviam sido preso vão a juri popular, enquanto outros dois continuam foragidos.

Relembre o crime:


Mãe Bernadete foi assassinada no dia 17 de agosto de 2023, na sede da associação quilombola, na comunidade de Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho, na RMS. Segundo as investigações da ‘Operação Pacific’, realizadas pela Polícia Civil com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP e da 7ª Promotoria de Justiça de Simões Filho, a líder religiosa foi alvejada com 25 tiros de arma de fogo em várias partes do corpo, dentro da própria casa, onde estavam três netos dela, de 12, 13 e 18 anos.

As apurações concluíram que Mãe Bernadete foi executada porque se posicionou de maneira firme contra a expansão do tráfico de drogas na região e especificamente contra a construção da barraca 'Point Pitanga City', ponto de venda de drogas de Marílio e Ydney, edificada pelo grupo criminoso na barragem de Pitanga dos Palmares de forma ilegal, uma vez que o local é uma área de preservação ambiental.

exclamção leia também