Dois homens, que não tiveram a identidade revelada, sendo um tio e um sobrinho, foram presos na tarde de quarta-feira (17) por suspeita de participar na morte de Binho do Quilombo, filho de Mãe Bernadete, em setembro de 2017.
Segundo informações divulgadas pela Polícia Federal (PF), por meio do delegado Vitor Fagundes, um dos suspeitos foi localizado dentro do Salvador Shopping, na capital baiana, enquanto o outro teve o mandado cumprido no município de Conceição do Jacuípe, no Recôncavo Baiano.
Em entrevista coletiva na sede da PF, em Salvador, o delegado detalhou como os suspeitos foram identificados: "A partir da identificação do veículo que foi utilizado no crime. Depois disso, tivemos a identificação formal do proprietário do veículo e, em seguida, que o automóvel foi fraudulentamente adquirido e registrado em nome dessa pessoa. Identificamos quem era o usuário que estava na posse dos veículos meses antes do crime. A partir disso, os mandados foram solicitados, deferidos e cumpridos".
Leia mais: Vulgo Patolino comandava os 'Looney Tunes' do BDM e tinha ficha pesada
Questionado sobre a existência de mais envolvidos no assassinato de Binho do Quilombo, Fagundes afirmou que existem detalhes das investigações que correm em sigilo, mas, atualmente, todos os mandados em aberto foram cumpridos.
"Posso dizer é que as duas prisões solicitadas pela Justiça Federal foram deferidas e cumpridas. Então, não resta nenhum mandado de prisão a ser cumprido. Quanto ao efetivo e a participação de outros indivíduos, não conseguimos revelar porque as investigações seguem em andamento", completou.
Sem entrar em mais detalhes, o delegado da PF afirmou que a dupla presa estaria envolvida "pessoal e diretamente" com o homicídio. No entanto, quanto a participação da dupla na morte de Mãe Bernadete, em agosto de 2023, Vitor Fagundes disse que não pode "afirmar ou descartar" a hipótese.
Por fim, o delegado afirmou que não houve resistência por parte dos suspeitos e que "foram colaborativos na medida do possível. Não quiseram dar declarações e não manifestaram desejo de serem ouvidos posteriormente com os advogados, mas é fato que não ofereceram nenhuma resistência".