27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Tragédia em Blumenau - 06/04/2023, 09:43 - Da Redação

Creche: Assassino da machadinha responderá por homicídio qualificado

Homem invadiu uma creche e assassinou quatro crianças e deixou diversas outras feridas

Creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, em Santa Catarina
Creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, em Santa Catarina |  Foto: NSC TV/Reprodução

O homem que matou quatro crianças em uma creche em Blumenau (SC) na quarta-feira (6), responderá por homicídio triplamente qualificado e tentativas de homicídio. Além das vítimas fatais, outras cinco crianças ficaram feridas.

Sem ter a identidade revelada, ele irá responder por quatro homicídios triplamente qualificados e por quatro tentativas de homicídios triplamente qualificados. As informações foram passadas pelo delegado-geral da Polícia Civil Ulisses Gabriel. Os agravantes do crime são motivo fútil, meio cruel, contra menor de 14 anos e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Após o crime, ele se entregou à polícia e foi preso em flagrante. O suspeito passará por audiência de custódia na sexta-feira (7), quando deve ter a prisão convertida para preventiva.

"Nós vamos fazer uma análise do perfil psicológico desse indivíduo para que possamos traçar padrões de comportamento e começarmos a criar uma sistemática em Santa Catarina de perfis comportamentais de criminosos que, eventualmente, praticarem esses ilícitos penais", disse o delegado-geral.

O caso

De acordo com a Polícia Militar do estado, um homem, de 25 anos, matou quatro crianças, de 4 a 7 anos, com golpes de machado. Outras quatro, de 0 a 2 anos, foram ferida e atendidas em hospitais da cidade. O ataque aconteceu por volta de 9h na creche Bom Pastor, locaizada na Rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular.

Segundo a polícia, após o ataque, o criminoso se entregou no Batalhão da PM. A idade e a identidade dele não foram revelados. Informações preliminares dão conta de que ele estaria em surto psicótico.

Leia Mais

Lula usa redes sociais para lamentar morte de crianças em SC

Bolsonaro 'surpreende' e lamenta massacre em Blumenau

Repórter viraliza ao entrevistar pai de criança morta em massacre

No twitter, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, chamou o autor do atentado de "assassino" e afirmou que funcionários também foram atacados. Ele disse ainda que determinou imediatamente a ação das forças de segurança e reiterou que o criminoso já está preso.

Nas redes sociais, autoridades lamentaram o caso. O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu o ataque como uma "monstruosidade".

O homem já havia esfaqueado o próprio padrasto quando era adolescente. Segundo a Polícia Civil, ele foi apreendido na época. O autor do ataque também possui antecedentes criminais, por posse de drogas, lesão corporal e dano.

Leia Mais

Relembre os ataques a creches e escolas no Brasil desde 2011

Após ataque, governo promete medidas para promover cultura de paz

Governo vai liberar R$ 150 milhões para ampliar rondas escolares

Após o ataque, o governo federal anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir ações contra a violência. O grupo de trabalho será formado pelos ministérios da Educação, Justiça, Direitos Humanos e Secretaria-Geral da Presidência da República. Pimenta ainda comunicou que o ministro da Educação, Camilo Santana, provavelmente será o coordenador do grupo.

exclamção leia também