23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

poder paralelo - 12/11/2025, 10:08 - Da Redação

Comando Vermelho monta estratégia para aliciar policiamento carioca

Polícia Federal interceptou conversas que revelam planos da facção

Comando Vermelho tentou mudar policiamento no Rio com ajuda de políticos
Comando Vermelho tentou mudar policiamento no Rio com ajuda de políticos |  Foto: Reprodução/TV Jornal

A Polícia Federal descobriu que o Comando Vermelho (CV) tentou dar um "jeitinho" para se meter no policiamento no Rio de Janeiro. Segundo interceptações telefônicas da Operação Zargun, membros da facção entraram em contato com políticos e autoridades ligadas ao governo de Cláudio Castro (PL) para pedir mudanças em ações da Polícia Militar e até buscar "proteção política".

Leia Também:

Os investigadores apontam que a facção tinha acesso a informações privilegiadas sobre o policiamento e, em alguns casos, antecipava quando e onde as ações rolariam. Essa movimentação, segundo a PF, indica a existência de 'X9s' infiltrados em setores ligados à segurança estadual.

Os diálogos, revelados pela Folha de São Paulo nesta quarta-feira (12), mostram o envolvimento de figuras como o ex-deputado estadual TH Joias, o ex-secretário Alessandro Pitombeira Carracena e o atual secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg de Paula Fonseca. A investigação aponta que o grupo criminoso tentava "capturar setores estratégicos do Estado" para manter o domínio em áreas controladas pelo Comando.

Segundo a PF, o traficante Gabriel Dias de Oliveira, conhecido como 'Índio do Lixão', apontado como chefe do tráfico na Favela do Lixão, em Duque de Caxias, teria se reunido pessoalmente com o secretário Gutemberg Fonseca para pedir "cobertura". A conversa sobre o encontro foi achada em mensagens trocadas com Carracena, que confirmou à PF ter ouvido falar da reunião, mas negou participação direta.

Em depoimento divulgado pelo O Globo, Carracena relatou que o contato entre Índio e Fonseca teria se estreitado ao longo de 2025, depois que ele deixou o governo. O secretário, no entanto, negou qualquer reunião ou vínculo com o traficante: "Desconheço qualquer tipo de reunião com a pessoa citada e não mantenho relação pessoal, política ou institucional com o indivíduo", disse em nota.

Se ligue no bate-papo:

Prints vazados
Prints vazados | Foto: Reprodução/site o globo

Ligações do coração

As revelações chegam pouco depois de outro escândalo envolvendo o chefe da facção. Índio teve vídeos íntimos vazados com o ex-deputado 'TH Joias'".

A relação entre os dois, que trocavam selfies e mensagens carinhosas, ganhou os holofotes após a PF descobrir que o ex-parlamentar teria recebido uma grana do 'trafica', o que levanta suspeitas de proteção política e favorecimento.

exclamção leia também