Cinco homens foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) pelo assassinato da ialorixá e líder do ‘Quilombo Caipora’ Maria Bernadete Pacífico Moreira, Mãe Bernadete, 72 anos.
De acordo com o MP-BA, foram denunciados por homicídio qualificado por motivo torpe, de forma cruel, com uso de arma de fogo e sem chance de defesa da vítima, os seguintes suspeitos: Arielson da Conceição Santos, Josevan Dionísio dos Santos, Marílio dos Santos, Sérgio Ferreira de Jesus e Ydney Carlos dos Santos de Jesus.
Leia mais:
Não convenceu: família de Mãe Bernadete quer revisar trabalho policial
Líder quilombola de Pitanga dos Palmares é executada na Bahia
Câmeras do quilombo onde Mãe Bernadete foi morta estavam quebradas
O MP pediu a prisão preventiva de Ydney de Jesus. Já Marílio, que possui quatro mandados de prisão em aberto, e Josevam estão foragidos. Enquanto isso, Arielson e Sérgio já estão presos.
Ainda segundo informações do órgão, a denúncia foi oferecida na segunda-feira, dia 13, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).
O crime aconteceu no último dia 17 de agosto, na sede da associação quilombola, na comunidade de Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.