28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Desfalcado - 08/02/2025, 14:52 - Da Redação - Atualizado em 08/02/2025, 15:05

Baque no crime! Bonde do Maluco sofre baixas importantes na semana

Foram, pelo menos, cinco integrantes alcançados pela polícia

Material ilícito apreendido com o traficante Lismar
Material ilícito apreendido com o traficante Lismar |  Foto: Divulgação/PM

As Forças de Segurança seguem trabalhando para combater o crime organizado na Bahia, tendo como principais alvos os grupos envolvidos com tráfico de drogas. Nesta semana, a facção Bonde do Maluco (BDM) sofreu baixas importantes. Foram, pelo menos, cinco integrantes alcançados pela polícia desde a segunda-feira (3).

Leia mais:
'Gringo' condenado por pedofilia é preso em Salvador
Guitarra rara de R$ 50 mil roubada há meses é encontrada em Simões Filho
Corpos de crianças supostamente envenenadas são liberados do IML

Cabeça cara tem CPF cancelado

Na noite da segunda, a Polícia Militar cancelou o CPF de um indivíduo apontado como 'cabeça cara' do BDM. O homem identificado como Raimundo Nonato Baracho dos Santos, o 'Russo', abriu fogo contra os agentes e foi morto durante confronto, em Itacimirim, no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Raimundo Nonato Baracho dos Santos, vulgo 'Russo',
Raimundo Nonato Baracho dos Santos, vulgo 'Russo', | Foto: Reprodução

Russo era apontado como responsável por uma chacina em maio de 2014, em Marechal Rondon, que resultou na morte de quatro pessoas. Além disso, era apontado como comandante do tráfico de drogas em dois bairros de Salvador: Marechal Rondon e Sussuarana.

Liderança cai em Vera Cruz

Já na quarta-feira (5), Gabriel dos Santos Souza, de 31 anos, foi preso na cidade de Vera Cruz, na Bahia, durante a 'Operação Ilha Segura'. O suspeito era apontado como líder do grupo criminoso. Ele já possuía um mandado de prisão preventiva pelo crime de furto.

Durante o cumprimento da busca e apreensão na residência dele, os policiais encontraram 602 pedras de crack, 61 pinos de cocaína, 94 porções de maconha, um saco de maconha e dois rádios comunicadores.

Vulgo 'De Menor' é desligado em Neve Branca

O traficante Jackson Neres da Silva, vulgo 'De menor', também do Bonde do Maluco (BDM), foi morto na quinta-feira (6), em confronto com policiais militares na localidade conhecida como Neve Branca, no bairro de Brotas, em Salvador.

Jackson era procurado pelas autoridades por porte ilegal de arma de fogo, roubo, associação criminosa e tráfico de drogas. Além disso, também era envolvido em assassinatos, sendo suspeito de matar o percussionista Josino Eduardo Rodrigues, que 'trampou' com a banda Psirico.

Criminoso foi identificado como Jackson Neres da Silva, vulgo 'De menor'
Criminoso foi identificado como Jackson Neres da Silva, vulgo 'De menor' | Foto: Reprodução

Lismar do BDM também bate as botas

Também em Salvador, no bairro do IAPI, um traficante de prenome Lismar morreu nesta sexta-feira (7). Ele trocou tiros com equipes da Rondesp BTS e não resistiu. O homem estava envolvido em uma guerra entre o BDM e um grupo rival, na localidade do Milho.

Com o traficante, foram apreendidos uma carabina semiautomática calibre 9mm com um carregador e munições, uma bandoleira, uma balaclava, 490 porções de crack, 43 porções de maconha, uma balança de precisão, um conjunto de roupa militar, três celulares e uma bolsa preta.

Material ilícito apreendido com o traficante Lismar
Material ilícito apreendido com o traficante Lismar | Foto: Divulgação/PM

'Galego' do BDM não resiste a confronto armado

O traficante Davi de Oliveira Rodrigues foi morto durante cumprimento da Operação 'Alatus', também na sexta, em Salvador. O vulgo 'Galego' trocou tiros com militares no KM 17 do Bairro da Paz, em uma área de mata, não resistindo aos ferimentos.

Ele, que também integrava o Bonde do Maluco (BDM), portava uma submetralhadora artesanal que foi apreendida e apresentada no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Davi de Oliveira Rodrigues, conhecido como “Galego”
Davi de Oliveira Rodrigues, conhecido como “Galego” | Foto: Reprodução

exclamção leia também