26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

QUEIXO GRANDE - 02/12/2024, 07:00 - Bruno Dias - Atualizado em 02/12/2024, 07:25

Bandidagem tem ‘olho de tandera’ para igrejas e veículos em Salvador

O Portal MASSA! explica os detalhes sobre as preferências da criminalidade na capital

Salvador sedia uma série de crimes contra o patrimônio nos últimos meses
Salvador sedia uma série de crimes contra o patrimônio nos últimos meses |  Foto: Ilustrativa/Uendel Galter/Ag. A TARDE

Como consequência da criminalidade, Salvador sedia uma série de crimes contra o patrimônio nos últimos meses, com destaque para ocorrências de furtos e roubos. A frequência dos casos ampliou a sensação de insegurança da população, principalmente em áreas específicas da cidade.

Leia mais:

Advogado envolvido em operação que investiga deputado na Bahia é preso

Polícia investiga morte de homem encontrado em rodovia no sul da Bahia

Tutor é levado para delegacia após agredir cachorro em Pernambués


Segundo dados da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), no Relatório das Audiências de Custódia de Salvador 2023, cerca de 1.371 elementos foram pegos em flagrante por crimes contra o patrimônio como furto (268) e roubo (535).

Em entrevista exclusiva à reportagem do Portal MASSA!, o pesquisador em segurança pública e professor da UFBA, Misael França, confirmou as informações. Ele alertou para a disseminação dos crimes noturnos, especialmente em igrejas do Centro Histórico da cidade.

Aspas

Aquela é uma região estratégica do ponto de vista turístico, tem uma visão de visibilidade internacional, atrai muita gente

Pesquisador em segurança pública e professor da UFBA, Misael França


"Há uma preocupação muito grande da sociedade e do poder público quanto à região do Centro Histórico, sobretudo porque se trata de uma região estratégica do ponto de vista turístico, tem uma visão de visibilidade internacional, atrai muita gente", explica.

Pesquisador em segurança pública e professor da UFBA, Misael França
Pesquisador em segurança pública e professor da UFBA, Misael França | Foto: Divulgação


Mão solta

Além dos casos no Centro de SSA, os crimes contra veículos também ganharam destaque. Segundo o pesquisador, essas ocorrências acontecem principalmente em regiões residenciais, onde as garagens são descobertas ou não oferecem a segurança necessária, deixando os carros e motos do lado de fora sem proteção, o que facilita a ação da bandidagem.

A prática, geralmente, ocorre nas primeiras horas da manhã, já que é um horário em que a cidade fica mais calma, deixando as pessoas mais vulneráveis, como quem sai de casa para 'trampar' ou levar os filhos para a escola.

"Há uma lentidão natural da rotina das pessoas nesses primeiros horários. É nesses horários onde acontecem as abordagens policiais, as buscas e apreensões, cumprimento de mandado de prisão, é justamente nos primeiros horários da manhã. Então, a mesma lógica é utilizada para quem se dedica a esse tipo de crime", aponta.

Segurança Pública luta para combater os crimes de maior incidência na cidade
Segurança Pública luta para combater os crimes de maior incidência na cidade | Foto: Divulgação

Dados da SSP

De acordo com o último balanço do ano divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), neste mês de novembro os furtos e roubos de veículos continuam entre os crimes contra o patrimônio mais frequentes.

Apesar de haver uma redução em comparação ao ano anterior, ainda foram registrados 9.230 casos de roubo a veículos e 5.375 casos de furto de veículos no período de janeiro a novembro.

Veja:

Dados divulgados pela SSP em novembro de 2024
Dados divulgados pela SSP em novembro de 2024 | Foto: Divulgação / SSP

Com foco em combater as ocorrências, as forças de seguranças realizam operações como a Força Total e a Hórus, além de outros artifícios, a exemplo das câmeras de reconhecimento facial e interceptação de dados, chegaram com força para fechar o cerco dos lalaus.

exclamção leia também