27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Crime organizado - 17/10/2024, 16:00 - Da Redação - Atualizado em 17/10/2024, 17:34

Bairro da Paz coleciona prisões e mortes de 'traficas' em 2024

Bairro tem sido palco de uma guerra entre facções criminosas

Principal acesso do Bairro da Paz é pela Avenida Paralela
Principal acesso do Bairro da Paz é pela Avenida Paralela |  Foto: Ilustrativa / Reprodução / Google Street View

O clima de tensão no Bairro da Paz, em Salvador, tem se intensificado nos últimos meses, com uma sequência de confrontos violentos entre facções criminosas e a polícia. O local, historicamente marcado por disputas ligadas ao tráfico de drogas, viu um agravamento da situação nos últimos dias com episódios que reforçam a sensação de insegurança entre os moradores.

Leia também:
Membros de facção criminosa são ‘abatidos’ em operações na Bahia
‘Bicho solto’ é encontrado dois anos após fugir da prisão em Feira

Na última semana, um confronto entre policiais e membros de uma facção criminosa resultou na morte de um traficante, identificado como Kleber Timóteo da Paixão Nascimento, conhecido como "Cebola". O episódio desencadeou, em resposta, o incêndio de um ônibus na Avenida Paralela.

No dia seguinte, uma mulher foi presa na região, portando um fuzil. Segundo a Polícia Militar, ela tem ligação com uma facção criminosa, que seria o Bonde do Maluco (BDM), de acordo com apuração do Portal MASSA!. Moradores do bairro, com medo de represálias, evitam comentar o assunto com a imprensa, mas a rotina de quem vive ali já foi alterada pelo clima de insegurança. Desde o episódio do ônibus incendiado, por exemplo, o serviço de transporte público foi suspenso no bairro.

Para ter um parâmetro da escalada da violência no bairro, relembre outros casos que foram registrados na comunidade apenas em 2024.

Atuação de facções marca o conflito no bairro

Nos últimos meses, o clima de tensão no Bairro da Paz só piorou, principalmente por causa dos confrontos entre facções que atuam na área. Em setembro, a situação ficou ainda mais crítica com tiroteios quase diários, deixando os moradores cada vez mais apreensivos.

O bairro está em uma zona de conflito que também abrange áreas como o Alto do Coqueirinho e o KM 17, onde a presença do crime é forte. No mesmo mês, a polícia derrubou uma barricada montada pelos criminosos na rua Manoel Devoto, uma tentativa de dificultar ou retardar a chegada das autoridades ao local.

Prisões e mortes ligadas à facção

A atuação das facções no Bairro da Paz também resultou em várias prisões e mortes de criminosos ligados ao tráfico nos últimos meses. Em agosto, Moisés Santos da Conceição, conhecido como "Monza" e apontado como gerente do tráfico da facção Bonde do Maluco (BDM) na região, foi preso durante uma ação do Batalhão GÊMEOS.

No mesmo mês, Marijane dos Santos Reis, que também fazia parte do BDM e tinha dois mandados de prisão em aberto, foi localizada e detida na Quarta Travessa da Jamaica. Já em julho, um homem de vulgo "Snop", integrante do BDM, morreu em confronto com a polícia durante uma incursão na mesma localidade.

As investigações de abril resultaram na prisão de Ariel Leite Tosta dos Santos, uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro. Ainda no primeiro semestre, em março, dois membros do tráfico foram mortos: um conhecido por Telito, sequestrado e assassinado por traficantes rivais, e outro de vulgo Biel, que entrou em confronto com a polícia e acabou morto.

exclamção leia também