31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

uso efetivo - 04/02/2025, 12:16 - Bruno Dias e Jaísa de Almeida

"Aumentamos número de presos", diz Werner sobre uso de câmeras da SSP

Sistema de Reconhecimento Facial também será usado para localizar pessoas desaparecidas

Marcelo Werner, titular da SSP-BA
Marcelo Werner, titular da SSP-BA |  Foto: Jaisa de Almeida / Portal Massa!

Durante a celebração do 21º aniversário de implementação da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, o secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, destacou a eficácia do sistema de Reconhecimento Facial na identificação e prisão de criminosos nos últimos anos.

Leia mais:

Werner garante 'aperto de mente' contra traficas que picharam muro da Justiça Federal

Marcelo Werner abre o jogo sobre saída de Paulo Coutinho da PM

Sargento luta pela vida, mas não resiste após ser esfaqueado por mulher

"Com o aumento da tecnologia, da inovação, da melhora e da revisão dos procedimentos, conseguimos aumentar o número de pessoas capturadas pelo sistema de Reconhecimento Facial. Antes de 2023, tínhamos menos de 500 pessoas presas pela ferramenta; em 2024, foram 1.123, e, neste ano, em pouco mais de 30 dias, já são mais de 230 presos", afirmou.

Entre os capturados, o titular da SSP descreveu que cerca de 80% estavam foragidos da Justiça por crimes, como roubo, homicídio, tráfico de drogas e estupro. Além disso, Werner informou que a pasta também começou a utilizar a ferramenta para outros tipos de buscas, como de pessoas desaparecidas.

"Esse protocolo começou a ser realizado a partir de dezembro do ano passado e já localizamos 3 pessoas desaparecidas. Somente no ano de 2005, duas pessoas foram localizadas a partir disso, o que é um alento aquelas famílias que procuravam aquelas pessoas, então é fazer o uso, sim, fazer o uso racional para direcionar o nosso policiamento através da inteligência", finalizou.

exclamção leia também