Durante a celebração do 21º aniversário de implementação da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, o secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, destacou a eficácia do sistema de Reconhecimento Facial na identificação e prisão de criminosos nos últimos anos.
Leia mais:
Werner garante 'aperto de mente' contra traficas que picharam muro da Justiça Federal
Marcelo Werner abre o jogo sobre saída de Paulo Coutinho da PM
Sargento luta pela vida, mas não resiste após ser esfaqueado por mulher
"Com o aumento da tecnologia, da inovação, da melhora e da revisão dos procedimentos, conseguimos aumentar o número de pessoas capturadas pelo sistema de Reconhecimento Facial. Antes de 2023, tínhamos menos de 500 pessoas presas pela ferramenta; em 2024, foram 1.123, e, neste ano, em pouco mais de 30 dias, já são mais de 230 presos", afirmou.
Entre os capturados, o titular da SSP descreveu que cerca de 80% estavam foragidos da Justiça por crimes, como roubo, homicídio, tráfico de drogas e estupro. Além disso, Werner informou que a pasta também começou a utilizar a ferramenta para outros tipos de buscas, como de pessoas desaparecidas.
"Esse protocolo começou a ser realizado a partir de dezembro do ano passado e já localizamos 3 pessoas desaparecidas. Somente no ano de 2005, duas pessoas foram localizadas a partir disso, o que é um alento aquelas famílias que procuravam aquelas pessoas, então é fazer o uso, sim, fazer o uso racional para direcionar o nosso policiamento através da inteligência", finalizou.