O bonde de advogados envolvidos em falcatruas na Bahia vai muito além da prisão de Heldon Araújo Costa nesta semana. Este, na realidade, se passava por advogado criminalista. Mas, falando de quem realmente exerce a profissão, a lista envolve no mínimo quatro elementos no xilindró desde agosto deste ano em solo baiano.
Leia também:
Do BDM e baratino: conheça advogado preso com drogas, armas e grana
Suposto advogado é preso com drogas e munições no Jardim dos Namorados
Tirado a advogado criminalista, acostumado a defender todos os tipos de clientes no estado da Bahia, o cabeça cara do Bonde do Maluco (BDM), conhecido pelo vulgo de 'Smooke', sequer tem aprovação no exame da Ordem dos Advogados (OAB).
Outros advogados
No dia 30 de agosto deste ano, um bonde, que contempla advogados baianos, foi acusado de fraude contra instituições bancárias. E a Polícia deu nome aos ‘bois’, entre eles: Lais Andrada Barros, Paulo Kleber Carneiro de Carvalho, Liz Fádua Fernandes da Silva e Hermias Pereira da Silva Júnior.
Todos foram acusados de organização criminosa, além de estelionato e corrupção ativa, na qual teriam desviado mais de R$ 2 milhões.
Ano após ano
Em agosto do ano passado, por exemplo, o advogado Altamir Eduardo foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Euclides da Cunha.
Ele foi preso ao traficar drogas ao lado de dois comparsas na comunidade de ‘Laje’, no município de Euclides da Cunha. Dinheiro e aparelhos celulares também foram apreendidos.