28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / São João 2023

Pegou mal - 02/05/2023, 21:02 - Da Redação

São João: Parlamentares criticam cancelamento de festa em Barreiras

Tradicional festejo foi cancelado na última quinta (30), pelo prefeito que alegou obras no local da festa

Barreiras é conhecida como a capital do Oeste da Bahia
Barreiras é conhecida como a capital do Oeste da Bahia |  Foto: canal MC Produções / Youtube

O prefeito de Barreiras, uma das principais cidades do Oeste da Bahia, anunciou, na última quinta-feira (30), o cancelamento tradicional São João, o Arraiá do Parque, deste ano no município. O prefeito Zito (União Brasil) alegou que o espaço onde realizaria os festejos estaria em obras.

O deputado estadual Antônio Henrique Junior (PP), filho do ex-prefeito de Barreiras, Tonhão, criticou o cancelamento da festa e afirmou que o prefeito Zito teve tempo para pensar um novo local para substituir o Parque de Exposições da cidade.

Leia mais: Creasi e Hospital Roberto Santos realizam palestra sobre Parkinson

Confira: Leão continua preparação para encarar o Botafogo-SP pelo Brasileirão

Veja também: Rosemberg defende nomeação de Ronaldo Sant’Anna para o TCM

"Olha a gente sentiu muito como uma surpresa o cancelamento do São João de Barreiras que era um grande São João aonde você sabe que você traz a economia, você ajuda a economia do município e da região porque Barreiras é a capital do oeste da Bahia. Então nós estamos surpreso com essa essa não realização do São João que isso prejudica, acho que o prefeito tinha tempo hábil para poder se programar, ver aonde ele ia fazer o São João porque ele teve tempo. Ele sabia que o Parque Exposição estava em obra há muito tempo e não poderia realizar o seu João. É ruim para Barreiras e para a região. Como eu disse nós precisamos trazer emprego e renda e a prefeitura é um incentivador através das festas também ajuda incentivar a trazer mais emprego e renda para a população pois ganha todo mundo. Desde o pequeno catador de lata até o grande empresário do setor hoteleiro", defendeu o deputado Antônio Henrique Junior.

Deputado Eures Ribeiro condenou a atitute do prefeito Zito e afirmou que a prefeitura de Barreiras tem dinheiro para realizar a festa.

"Eu acho uma injustiça grande porque o São João não só de Barreiras como todos os São João e sempre gera renda, gera emprego e a gente cancela uma fresta que já é tradicional, um município grande como Barreiras que tem recurso, que tem receita, que tem o ICMS dos maiores da Bahia é uma injustiça. Ainda mais que a falta não é falta de dinheiro, porque Barreiras não falta dinheiro com ICMS é um dos maiores. É falta de espaço numa cidade tão grande com tantos espaços pra fazer uma festa tão popular e tradicional como era essa. Eu assim acho é injustiça muito grande e acho que se o prefeito se tivesse um pouco de sensatez iria rever essa atitude dele, eu acho que ele deveria rever pensando no povo, pensando na geração de emprego, pensando nos comerciantes que todos anos já se organizam pra poder ganhar o seu dinheiro nesse período. Eu acho que o prefeito deveria rever que é uma decisão infeliz com a tradição e com o comércio de Barreiras", defendeu o deputado Eures Ribeiro.

De acordo com informações do site Panorama da Bahia, a área do Parque de Exposições onde a prefeitura realiza a festa está em obras para construção do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha. Procurada pelo A TARDE a Prefeitura de Barreiras enviou justificando o motivo do cancelamento do São João da cidade.

"São João de Barreiras – Arraiá do Parque, Prefeitura não realizará o evento em 2023

Início São João de Barreiras – Arraiá do Parque, Prefeitura não realizará o evento

Iniciado pela gestão da Capital do Oeste em 2017, o São João de Barreiras, também conhecido como Arraiá do Parque, ganhou uma dimensão extraordinária nos últimos seis anos, consolidando-se como o Maior São João da Bahia, realizado por uma prefeitura.

Contudo, nesse ano de 2023, um fator relevante impedirá a realização do evento, uma vez que o local onde a festa acontece, neste momento, é palco de um efervescente canteiro de obras, com a implantação e construção do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha.

Diante deste cenário e considerando que o São João de Barreiras, pela sua grandiosidade, não pode ser realizado de maneira improvisada, a Administração Municipal optou por não realizar a festa este ano, uma vez que seria muito difícil alocá-la em outro ponto que ofereça as mesmas condições de infraestrutura, segurança, logística e acesso facilitado como ocorre no Parque.

Neste sentido, a Prefeitura de Barreiras já se compromete com a população, visitantes e turistas em realizar em 2024 uma festa ainda mais grandiosa".

exclamção leia também